ABCCT realiza maior evento da história e distribui mais de R$ 60 mil em prêmios

Primeira edição da Copa dos Criadores é sucesso mostrando a evolução da criação nacional com acirradas disputas em pista

Apresentação diferenciada dos finalistas da Copa dos Criadores em pista

O final de semana foi de corridas em Atibaia, onde a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador realizou em seu CT a primeira edição da Copa dos Criadores, disputada em dois dias de corridas. No sábado foram seis páreos classificatórios e um mano a mano, enquanto no domingo a programação reuniu 25 carreiras, incluindo as esperadas finais e consolos da Copa. Com premiação superior a R$ 60 mil, arrecadadas através das inscrições e, também, pelo incentivo dos Haras Mariju, Vicensio, Macal, Expresso, PS, Santiago e TG, o evento marca a história da raça e também se destacou pela grande participação da família, muitas vindas de longe como os representantes gaúchos que proporcionaram festa; além dos mineiros de Ubá e muitos cariocas. Foram dois dias de confraternização e união na paixão pelo cavalo trotador. E, para quem não pode estar presente, a ABCCT em parceria com a Revista O Trotador, proporcionou a transmissão ao vivo nos dois dias de corridas, com muitas entrevistas para mostrar o máximo da emoção das corridas a todos.

Muitas famílias e a garotada fazendo a festa e torcendo para os animais e treinadores em pista

Copa dos Criadores 2 anos

A Copa dos Criadores categoria Machos 2 anos reuniu nove animais e os finalistas foram definidos em duas séries classificatórias. Na disputa final, JJ OK Nilo foi o grande campeão apresentado pelo seu proprietário e criador Jacir Jorge, com 2:11.26. Ele já mostrou seu favoritismo no sábado, quando fez registrou 2:05.65, na classificatória. Mas como em corridas tudo pode acontecer, na largada da final houve uma intercorrência, com enrosco entre sulkies levando Jacir a cair em pista, mas nada que afetasse sua vontade de vencer. Na sequência, já atrelou outro sulky e foi para nova largada, vencendo a disputa.

JJ OK Nilo grande campeão Copa dos Criadores Macho 3 anos

Ainda muito trêmulo na entrevista do campeão, Jacir ressaltou que nunca sentiu uma adrenalina como esta. “Enroscou, ralei o braço, graças a Deus foi coisa leve e, no percurso após a partida o potro largou da melhor forma. Após tudo que aconteceu, eu me senti como se tivesse jogando no Maracanã lotado, por isto estou trêmulo, acho que nunca passei por algo assim. É uma sensação maravilhosa”.

Filho de OK Commander em mãe MV Nicotine II, JJ OK Nilo é criação do Haras JJ. “É mais um produto de uma cruza que deu muito certo. Sua mãe, MV Nicotine II só dá produtos fenômenos, não falha um. Estou muito contente. Ela continua produzindo, sendo a base do meu criatório, assim como suas filhas, para transmitir esta genética que deu e continua dando certo”, ressaltou Jacir.

A segunda posição ficou com Black Boy (MV Arts Black x EX Sutil Black), de criação do Haras Expresso, conduzido pelo Anderson Magro, com 2:11.73. Em terceiro ficou TG Ideal Eterno (MV Lance Ideal x Emperatriz), criação do Haras TG, conduzido pelo seu proprietário e criador Tato Marques, com 2:12.11. Na quarta posição ficou Santiago Innocently Atrevido (Innocently Wild x Norma), criação do Haras Santiago, tendo como jóquei Willian, do Stud Santana. O animal OK Blackout foi desclassificado pela comissão de corridas.

EX Dark Sea grande campeã da Copa dos Criadores Fêmea 2 anos

A disputa da Copa entre as fêmeas de 2 anos aconteceu entre sete animais, também com definição dos finalistas em duas séries classificatórias no sábado. A grande campeã foi EX Dark Sea, animal de propriedade do Luís Fernando Vieira, apresentada pelo treinador e jóquei Adriel Calixto, com o tempo de 2:09.36.

Foi um páreo em que a potra BF OK Neblina chegou em primeiro, mas foi desclassificada no julgamento da comissão de corridas. Com isto, a campeã do Debute 2022 EX Dark Sea levou seu segundo título oficial importante na carreira.

Produto do Haras Expresso, a campeã é filha de OK Commander em MV KW France. “Apesar de muito nova, ela sempre mostra o serviço e vem para ganhar. Estou aqui com o meu pai e a emoção é enorme, pois foi um páreo duríssimo, que mostra toda evolução da raça. Quero agradecer a doutora Fátima, do Haras Expresso, parabenizando pela excelente criação e, também ao Adriel, do Stud Calixto, por todo treinamento e dedicação a minha potra. Ela correu o tempo todo de segunda roda, com uma condução incrível do Adriel e é muita alegria em tão pouco tempo de corridas com a Dark Sea. Agradeço ao meu pai que está aqui comigo e toda família que me dá força”, disse o proprietário Fernando.

Santiago Innocently Som campeão Consolo Copa dos Criadores Macho 2 anos

No Consolo entre os machos 2 anos, o campeão foi Santiago Innocently Som, conduzido pelo seu proprietário Ernani Braga (Stud Braga Monstro). Um filho de Innocently Wild e Somal, o potro se mostrou muito bem na classificatória, liderando quase toda corrida, mas na reta oposta final teve um problema de enroscar a saia na joelheira e acabou chegando em último. Com o tempo registrado saiu em primeira baliza no Consolo e venceu de ponta a ponta marcando 2:08.43.

A segunda posição ficou com OK Absoluto, outro potro que na série classificatória liderou toda corrida mas ao chegar nos metros finais entrou em rutura e foi desclassificado da série, saindo de 4ª baliza. Apresentado pelo jóquei Albert Martins (Stud T Martins), OK Absoluto é de criação e propriedade de Euripe Garcia, com o tempo de 2:13.44. Em terceiro ficou MV OK Pelé (OK Commander x Patty Ben Beau) com Thiego Martins; e em 4º lugar, JJ OK Albatroz (OKCommander x base), com Ferrinho.

DOS Wearable Once campeã Consolo Copa dos Criadores Fêmea 2 anos

Entre as fêmeas 2 anos o Consolo teve como campeã DOS Wearable Once, apresentada pelo jóquei Felipe Santos, com 2:11.90. De criação do Haras DOS, a potra é filha do americano Wearable Art em mãe Once Luna, de propriedade de Diego Oliveira Silva. Em segundo ficou OK Lucky (Ok Commander x Munheca Brava), apresentada pelo Anderson Magro, com 2:12.38.

Trotadores 2 e 3 anos

Na Copa dos Criadores Machos 3 anos Trotadores, houve apenas a inscrição do potro Retrato NK, filho de Mystery Photo em égua Revelação. Criação do Marquinhos Dahy, que também é um de seus proprietários e treinador, o animal tem um currículo diferenciado e é considerado um dos grandes destaques da criação nacional.

Retratro NK campeão Copa dos Criadores Macho 3 Anos Trotador

Como manda a regra, ele passou em pista sozinho conduzido pela joqueta Ariadny Dahy, marcando o tempo de 2:06.70 e levou o título e a esperada premiação. Na entrevista com a campeã, a joqueta ressaltou o orgulho poder conduzir nesta final o filho da égua Revelação, da qual nos últimos anos é sua montaria oficial. “Mesmo passando sozinha a gente fica sozinha a gente fica nervosa, pois tem que fazer todo o percurso perfeito para não perder o título. Então imagina a pressão que eu entrei, mas deu tudo certo, ele é um cavalo muito sério. Corria a Revelação e agora apresentar o filho dela é um orgulho”.

Retrato NK é o atual campeão do Nacional de 3 Anos e tem ainda no currículo a quebra de recorde duas vezes na pista do CT ABCCT entre trotadores, registrando 2:02.29.

Photo Bila grande campeã Copa dos Criadores Fêmea 3 anos Trote

Entre as fêmeas de trote de 3 anos, a disputa aconteceu entre quatro animais e a Photo Bila levou o título, conduzida pelo jóquei Pequeno, numa disputa emocionante em pista onde assumiu a liderança na última curva da corrida e marcou o tempo de 2:07.48. Atual campeã nacional 3 anos, a potra é filha de Mystery Photo em Rebeca No, criação e propriedade de José Gilberto dos Santos. Com uma comemoração enorme entre sua torcida, na entrevista do campeão o proprietário fez questão de chamar o amigo ‘Bila’ (Valdemir Campos, do Haras Vicensio) que o orientou na compra do animal e foi homenageado pelo nome da potra.

“É um trabalho sério, como já falei na vitória dela na Nacional, que o Pequeno e toda sua equipe desenvolvem. Muita emoção estar aqui, já virou um jargão falar ‘é Bila neles’ e vamos para a mais uma disputa semana que vem, na Taça do Brasil”, disse Gilberto.

Já o treinador Pequeno agradeceu primeiro a Deus pela grande vitória de seu Stud. “A Photo Bila chegou até nós através de indicação de um amigo, veio vindo devagar de repente nos surpreendeu muito. De 10 carreiras, aos três anos de idade, ela tem 8 vitórias e 2 segundo lugares. É um currículo excelente, sou suspeito falar dela”.

A segunda posição foi para RC Coral, conduzida pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy (Stud Dahy), criação de João Marcos Lopes da Silva, filha do americano RC Serpent em égua Minerva, com o tempo de 2:09.43. Em terceiro ficou JKM Yankee Chelsea (Yankee No x Rebeca doMacal) com 2:15.05; e na quarta posição, Sucesso Photo Xuang (Mystery Photo x xena), marcando 2:15.35.

SR Revelado grande campeão Copa dos Criadores Macho 2 anos Trotador

Na Copa dos Criadores 2 Anos entre os machos trotadores, o grande campeão foi SR Revelado, um filho de Mystery Photo em égua Revelação, irmão próprio do campeão de 3 anos Retrato NK. Apresentado pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy (Stud Dahy), o potro é criação da Fazenda Santa Rita e propriedade de Luiz Wagner, vencendo de ponta a ponta a disputa com o tempo de 2:16.45.

“Emoção é muito grande, são 17 anos no mundo do cavalo American Trotter e, depois de ser campeão do Debute poder ter a segunda vitória com o SR Revelado é muita emoção. Esperamos que venham muitas outras vitórias e quero agradecer a família que veio junto torcer. Este é o xodó de casa e quero agradecer o Stud Dahy pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo e também pela criação”, disse o proprietário.

A segunda posição ficou para Sucesso Photo Dubai (Mystery Photo x Vaidosa), apresentado pelo seu proprietário Dito Lopes, com 2:24.80; em terceiro ficou Thunder São Francisco (Thunder Road x Chucaro Altheas Corona), com Marcelinho marcando 2:25.43; e finalizando o pódio, Macal RC Glamur, com seu proprietário e criador Marcelo Duarte, marcando 2:47.36.

MT Photo Mirocha grande campeã Copa dos Criadores Fêmea 2 anos Trote

Na disputa da Copa entre as fêmeas de 2 anos, foram três participantes vencendo a disputa MT Photo Mirocha, apresentada pelo Marquinhos Dahy com o tempo de 2:17.58. Uma filha de Mystery Photo em Albion King Chiruza, a potra é de criação e propriedade do Stud Minas Trotter, de Ubá.

A potra domada pelo mineiro Wilson, do Haras WF, veio de Ubá para treinamento em São Paulo focada no Debute e por ter se machucado ficou três meses parada. “Mas agora ela mostrou seu potencial”.  Seu proprietário Samuel, do Stud Minas Trotter, ressaltou a alegria do seu produto, pela vitória nesta competição. “Nossa potra mineira nos trazendo grande alegria e é um prazer estar aqui competindo. Ano que vem já temos mais três potros para a gente participar, criação Minas Trotter”, ressaltou.

Em segundo lugar ficou HG RC Mamba, apresentada pelo jóquei Anderson Magro, com o tempo de 2:18.41. De criação do Haras Galiana, a potra é filha de RC Serpent em Rebeca No. A terceira posição foi para Macal RC Genesis, apresentada pelo Alex Meirelles, animal de criação do Haras Macal, com 2:19.68.

Copa dos Criadores 3 anos

Para finalizar as disputas da 1ª Copa dos Criadores, a categoria Fêmeas 3 anos contou com quatro animais inscritos, mas a Himalaya (Kilowatt x Gasolina) não compareceu, então a disputa acirrada entre três potras e a potra Li OK Belly venceu a disputa apresentada pelo jóquei e treinador Ferrinho (Stud Bittencourt), com o tempo de 2:06.49. Filha de OK Commander em égua Beleza, a campeã é criação de seu proprietário Li Piffer, fez uma corrida estratégica, assumindo a liderança por fora nos metros finais para alegria de sua grande torcida, principalmente do David Antonio, o pequeno filho do Li Piffer, que chorou muito durante toda a corrida.

Li OK Belly grande campeã Copa dos Criadores Fêmeas 3 anos

“Quero agradecer a Deus e minha família e amigos que torceram por ela, o Ferrinho pelo treinamento e jóquei, a todos que cuidam dela. Foi uma corrida incrível”, disse Li. Muito feliz também, Ana Piffer, ressaltou o agradecimento a Nossa Senhora, e a promessa de rolar em pista se a potra vencesse, o que fez logo após a corrida.

A segunda posição foi para Agros Indaia II (Kilowatt x Albion King Indica), apresentada e treinada pelo Marquinhos Dahy, com 2:07.21, criação do Everaldo Gotardi; e, em 3º lugar, JJ OK Nicoly (OK Commander x MV Nicotine II0, apresentada pelo seu criador e proprietário Jacir Jorge, marcando 2:08.41.

MV Kilo Arts Extreme grande campeão Copa dos Criadores Macho 3 Anos

O último páreo da Copa, foi para os finalistas de Machos 3 anos, categoria que teve sete inscritos e o vencedor foi MV Kilo Arts Extreme, apresentado pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy (Stud Dahy). Filho dos americanos Kilowatt e Artisea, o potro é criação do Haras Vicensio que foi adquirido pelo Haras WF, de Ubá/MG.

O campeão saiu de baliza 2 e seguiu firme o líder até conseguir ultrapassagem na 2a volta da reta oposta, marcando o tempo de 2:01.17, para alegria dos mineiros que marcaram forte presença no CT ABCCT, após mais de 600 km percorridos de Ubá a Atibaia. Campeão do Debute, MV Kilo Arts Extreme já tem vários títulos no currículo e emocionou a todos com a vitória.

“A expectativa era grande, estávamos com medo do resultado, respeitando porque só tinha craque, mas graças a Deus o cavalo mostrou que estava bem e o Marquinho, excelente jóquei, treinou da melhor forma”, ressaltou emocionado o proprietário Wilson, do Haras WF.

Marquinhos que não teve tempo de dar entrevista nas outras vitórias por sempre ter que preparar o animal do páreo seguinte, finalizou a entrevista do campeão agradecendo a confiança do proprietário Wilson toda parceria que possui com o Stud Minas Trotter. “Eles investem muito e não medem esforços para que os resultados aconteçam. O cavalo correu muito, a gente estava apertado o coração, porque já tinha baixado o nosso próprio relógio, e graças a Deus tudo certo, pois ele gosta de correr atrás e foi assim que imaginamos fazer nesta final. É a corrida que deu certo e o pequenininho vai para Minas voando alto”, finalizou.

A segunda posição da Copa foi para Spy Guapo, conduzido pelo jóquei Zelo, um filho de Spy Hard em Guapi, que marcou 2:04.00; seguido por MV OK Nicefull (OK Commander x MV Spy Nina) com Marcos Magrelo marcando 2:04.56. Em quarto lugar ficou Innocently Impossível (Innocently Wild x Inspiracion), com Adriel Calixto, 2:07.73; e Santiago Innocently Twister (Innocently Wild x Babalu), com Jair Monteavaro, com 2:31.44.

JJ OK Centurion campeão Consolo Copa dos Criadores Macho 3 anos

O Consolo entre os Machos de 3 anos foi para o potro JJ OK Centurion, um filho de Ok Commander em égua base, apresentado pelo jóquei Jhou, que passou sozinho em pista, já que Santiago Innocently Delcio não compareceu. De criação do Haras JJ, o campeão marcou 2:20.78.

Uma grande festa

CT ABCCT com grande público no final de semana

Para o presidente da ABCCT, esta primeira Copa dos Criadores pode comprovar a evolução e crescimento da raça. “Conseguimos realizar uma festa grandiosa, tanto em número de animais participantes como em premiação e participação da família no CT. Desde as classificatórias, as disputas foram muito emocionantes, e acreditamos ter realizado o maior evento da raça, já na primeira edição da Copa, imagine para os próximos anos. Só para ter uma ideia foram 11 páreos somente de Copa, eu nunca vi algo assim. Então, mais uma vez, agradecemos a todos que participaram, aos criatórios que nos apoiaram para fortalecer a premiação e pedimos para que fiquem sócios da Associação, pois trabalhamos para o melhor da raça e valorização dos nossos animais. Muito obrigado a todos”, disse Feu Marques, presidente da Associação.

fotos: Susi Freitas/revista O Trotador