3a Semana Equestre de Jundiaí é sucesso com várias atividades alusivas ao tema

Com uma programação de palestras, cursos, homenagens, ações sociais e incluindo atividades da 108a Romaria Diocesana de Jundiaí a Pirapora, a 3a Semana Equestre foi retomada com sucesso pós-restrições da pandemia

Cristiano Lopes junto aos diretores da romaria diocesana Mauro Franchi, Luciano Fonte Basso, José Frigeri e Geraldo Vendrame na visita ao prefeito Luis Fernando

“Nossa avaliação é que retomamos com força total a Semana Equestre. Depois de dois anos parados, entramos para a terceira edição e os eventos ganharam muita proporção, sendo maiores, com um calendário de atividades e ações aumentando e isto ajuda a nos fortalecer para criar outras edições e assim sucessivamente. Fiquei muito feliz com a participação da sociedade civil e seu engajamento na realização desta semana e cada vez mais o poder público participando, isto é importante porque a união do mundo privado com o mundo público é o que está fazendo a diferença nesta retomada.”, afirmou Cristiano Lopes, idealizador da lei que instituiu o evento.

As atividades começaram no dia 09, logo pela manhã, com curso sobre “Saúde dos Cascos” na escola-fazenda da Unianchieta. A abertura oficial aconteceu no Campus da Faculdade com palestra e homenagens. Dentre os temas tratados nos cursos foi falado sobre Raio-x Equino; Odontologia Equina; Raio-x de Cabeça; Horsemanship e cuidados diários; Clínica e emergência equina: cólica; técnicas de reparação de fraturas de mandíbula e maxilar; dentre outros.

Também foram abordadas modalidades esportivas equestres: ‘Prova de Marcha e Exposição’; ‘3 Tambores e Baliza’; ‘Salto’; e ‘Romaria’. As palestras trataram sobre ‘Cuidados gerais na rotina dos equinos’ e ‘Bem-estar animal alinhado ao treinamento esportivo’. Foi realizada ainda uma mesa redonda com representante da ONG Abraço Animal e do Resgate Técnico UNISO falando sobre ‘Maus Tratos e Abandono’.

Viola do Bem teve apresentação de Cavalos Adestrados

Na área social, um jantar solidário realizado pela Associação dos Romeiros na Pizzaria Vesúvio reuniu vários participantes logo após a Missa de Envio da Romaria, realizada na Catedral Nossa Senhora do Desterro. E, no sábado, através de parceria com a loja American Rodeo e Clube dos Cavaleiros de Jundiaí, foi realizada a Viola do Bem, um almoço social junto ao centro comunitário da Vila Hortolândia.

A formatação do evento se dá graças à lei do vereador Cristiano Lopes –número 8925/2018 -, que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre em Jundiaí. O projeto foi aprovado no dia 27 de fevereiro de 2018 e a lei promulgada pelo prefeito municipal no dia 20 de março do mesmo ano.

Ação social com almoço na Viola do Bem

A chegada da 108a Romaria Diocesana de Jundiaí encerrou a programação de atividades da 3a Semana Equestre de Jundiaí.

Cristiano Lopes com os organizadores da Viola do Bem, Valdeci e Paulo da American Rodeo
Homenagem à amazona Vitória Pellegrino