O tempo de 72 segundos para percorrer o percurso cronometrado foi o maior inimigo dos cavaleiros que disputaram no último sábado (30) à noite, a final da 3ª etapa do campeonato Longines Xtreme Teams’ Challenge 2022, realizada na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba. Entre os 24 concorrentes das oito equipes formadas por três conjuntos cada uma, seis deles foram penalizados por excesso de tempo, o que prejudicou principalmente aqueles que não cometeram faltas nos obstáculos.
Assim, apenas a equipe MUNDO DO CAVALO ARTEM foi a única a sair da pista com zero ponto perdido, por não ter também nenhuma falta em obstáculos e não ultrapassar o tempo limite de 72 segundos. A amazona Luciana Camargo fez 68,66 segundos, Juliana Loureiro Carlos, 68,71 segundos e o capitão do time, Artemus de Almeida, 71,38 segundos e, por pouco, não ultrapassou o tempo limite exigido.
Com a vitória, a Artem subiu da 3ª para a 2ª posição da classificação geral do certame, após três etapas.
O segundo lugar da final foi obtido pela equipe EXITUM, que havia vencido as qualificatórias e foi a última a entrar na pista. Comandada por Stephan Barcha, que zerou o percurso final do time, sem faltas, em 69,65 segundos, a Exitum só não provocou o desempate aguardado pelo público. porque o seu primeiro cavaleiro, Luiz Felipe Pimenta Alves, foi penalizado com 1 ponto perdido por exceder seu tempo (72,19 segundos) em apenas 19 centésimos de segundo. Thiago Matos, entrou logo depois de Pimenta Alves e registrou 71,56 segundos.
O terceiro lugar foi da equipe ESPAÇO LASER IMPERIUM, que perdeu 4 pontos por ter uma falta, com um derrube levíssimo de obstáculo, cometida pelo seu experiente cavaleiro Rodrigo Lima, o último a entrar na pista e fazer 70,41 segundos. Antes, Doda Miranda zerou o percurso em 68,04 segundos e Guilherme Foroni fez o mesmo, em 68,39 segundos.
O 4º lugar da final da 3ª etapa do Longines XTC foi da Stuttgart Porsche SUPERARE, que terminou com 6 pontos perdidos (2 de Daniel Cesar Khouri, 4 de Caio Carvalho Filho e O de José Reynoso Fernandez).
Com 7 pontos, em 5º ficou a Boven AUDACIUS, que perdeu 1 por excesso de tempo com Marcello Ciavaglia, 0 com Sérgio Marins e 6 com Lucio Osório. Assim, a equipe perdeu a invencibilidade na temporada, porém, por ter vencido as duas etapas anteriores, manteve a liderança do campeonato.
O Longines XTC 2022 agora está muito mais equilibrado entre os oito times participantes: 1º) Boven Audacius, 77 pontos; 2º) Mundo do Cavalo ARTEM, 68; 3º) Stuttgart Porsche SUPERARE, 65; 4º) EXITUM, 63; 5º) ESPAÇO LASER IMPERIUM, 53; 6º) AURUM, 49; 7º) Vetnil FOCUS, 41; e 8º) Ja Horses AUXILIUM, 37 pontos.
Colaboração: Charles Marzanasco Filho