Na manhã desta terça-feira, 12, os apaixonados pelo cavalo trotador foram pegos de surpresa com a notícia divulgada pelo Haras Macal da partida de um de seus principais reprodutores: C A Rebenque, cavalo considerado uma lenda entre os trotadores
Filho de Althe’as Crow e Arin Rime Rose, em mãe Noble Speedster, o reprodutor Chucaro Althe’as Rebenque por muitos anos foi o garanhão chefe do Haras Macal e um dos destaques do cavalo trotador. Foi por causa do Rebenque que teve início a história de seu proprietário Marcelo Boy com a raça American Trotter e sua produção de trotadores.
C A Rebenque chegou ao Brasil em 2008, ou seja, foram 14 anos de parceria com este reprodutor americano que foi importado da Argentina e deu início ao Haras Macal.
“Em mais de 40 anos mexendo com cavalos, eu nunca havia tido um cavalo que não tivesse nenhum defeito, com uma índole que até hoje desconheço, tamanha, docilidade, lealdade e grande coração”, relata.
C A Rebenque se destaca por ser detentor da melhor campanha entre todos os trotadores que já correram no Brasil. Possui o melhor tempo em pista, que foi de 1:59 na milha, nunca superado por nenhum trotador no país, e foi dedicado à reprodução, possuindo muitos produtos correndo e vencendo.
Dentre os títulos conquistados, C A Rebenque foi campeão Trotador com 46 vitórias (driver), além de Americana e Atibaia 2007 ter sido recordista da pista em sua categoria. Segundo Marcelo, Rebenque foi um garanhão que conseguiu transmitir aos filhos beleza, temperamento, velocidade e precocidade. “Todos os seus produtos mostram a genética herdada do pai, ou seja animais com muitas qualidades. Hoje são mais de 100 potros nascidos, filhos do Rebenque”.
Infelizmente, C A Rebenque partiu mas deixa uma bela história de paixão pelo cavalo trotador sendo a referência do criatório. Nossos sentimentos à toda família Haras Macal pela grande perda.