Com acirradas disputas, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador realizou neste domingo, 10, a grande final da Copa dos Campeões e também o Debute de marchadores 2022, estreando 12 animais em pista
Para os apaixonados pelo cavalo trotador, o CT ABCCT sediou no último domingo dois importantes eventos da raça: a final da Copa dos Campeões e o Debute de potros marchadores. Focada no fomento do cavalo trotador, a Associação retomou este ano a Copa dos Campeões contando com os mais destacados produtos da criação nacional na disputa pelos títulos após uma etapa classificatória entre os Cavalos e balizamento nas categorias Éguas e Trotadores. Aproveitando a data, foi realizado também três páreos de Debute, a corrida de estreia oficial dos potros da criação nacional. Com muita torcida, o evento foi um sucesso e, mais uma vez, a Associação realizou em parceria com a Revista O Trotador a transmissão ao vivo de toda programação, abrangendo público de todo Brasil, inclusive do exterior, participando com mensagens na ‘live’.
A primeira carreira da Copa reuniu os cinco finalistas da categoria Trotador e o favorito Retrato NK foi o campeão. De propriedade de Marquinhos Dahy com o sócio Alexandre Coringa, Retrato NK foi conduzido pelo jóquei e treinador M. Dahy, vencendo a disputa com o tempo de 2:07.10. Filho de Mystery Photo na égua Revelação, o destacado trotador é orgulho do Stud Dahy. Na segunda posição ficou AA Photo Rochedo (Mystery Photo x Racha), animal de propriedade do Stud São Marcos, treinado pelo Bernardo, que foi conduzido pelo jóquei Francisco Gomes, o Kiko, com o tempo de 2:12.78. Na terceira posição ficou MT Dragon Ball, também de propriedade de Alexandre Coringa e treinado pelo Stud Dahy, apresentado pelo jóquei João Guilherme, com o tempo de 2:13.33. Em quarto lugar, FM Photo, treinado pelo proprietário e criador Felipe Marques, apresentado pelo jóquei Thiego Martins, registrou 2:21.09. O cavalo Alibey Wonder Ball não compareceu.
“Sou um apaixonado pelo trote e isto é fruto de muito trabalho e dedicação. Acredito que todos participantes representaram muito bem o cavalo trotador”, ressaltou o proprietário Alexandre.
Para Marquinhos Dahy, sempre houve a expectativa de vitória. “Mas sabemos que até passar o disco nada está garantido. Primeiro ano do Retrato NK numa copa de trotador mesmo sendo ainda muito jovem, com apenas 3 anos e 3 meses. Mas é uma grande satisfação ver toda velocidade que ele possui, ainda muito novo, vencendo esta Copa”.
Entre os marchadores, dois animais de criação do Haras Vicensio foram os campeões. MV Black Fast, filha de OK Commander em égua Mrs Black Well (100% genética americana), venceu a Copa das Campeãs entre as fêmeas. De ponta a ponta a frente da corrida, a égua foi treinada pelo Vardo, do Stud Andorinha, e apresentada pelo seu proprietário Jacir Jorge, marcando 2:04.52. A segunda posição ficou com a única trotadeira da disputa, ADB Thunder Dominadora (Thunder Road x Dominadeira), de propriedade do Corvo Automóveis que foi apresentada pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy, com o tempo de 2:05.05. O terceiro lugar ficou com HL/Albion Spy Arriada, mais conhecida como Suzi, que foi apresentada por um de seus proprietários, o jóquei Juninho que marcou 2:06.56. Ela tem ainda como proprietários Walison Daniel e Henrique, sendo treinada pelo Stud Ze Bob. Inusitada Spy da Mariju foi a quarta colocada com o jóquei Anderson Magro, égua de criação do Haras Mariju e propriedade do Haras Marilu, marcando 2:06.83.
Na entrevista do campeão, Jacir convidou o criador Mário Vicensio para estar junto e aproveitou para agradecê-lo pelos animais que produz na raça. “A verdade tem que ser dita, see não fosse o Haras Vicensio hoje eu não teria minhas máquinas. Hoje, uma das minhas principais matrizes é criação dele, a MV Nicotine II. Quero aproveitar também para parabenizar a trotadeira Dominadora, pelo que fez, foi de tirar o chapéu, realmente fora do comum”.
“Foi um páreo difícil, a égua do Jacir tem um tempo a frente, mas nunca podemos desistir. A Dominadora é uma trotadeira boa demais, tanto é que somos vice e ela chegou ainda mais perto do que na etapa de balizamento em Itu”, disse Marquinhos Dahy.
Fechando a Copa dos Campeões ABCCT 2022, a final entre os cavalos teve como campeão MV KW Patricius, ou simplesmente Patricio como todos o chamam na grande torcida que possui. Correndo em casa, o cavalo é filho de Kilowatt na égua MV Arts Patty e marcou o tempo de 2:02.35, com seu proprietário, treinador e jóquei Adriel Calixto. Emocionado, Adriel chorou na entrevista do campeão e ressaltou a importância da família em sua vitória. A segunda posição ficou com JR S Hard Viking Speed, animal que saiu de 4ª baliza e, apresentado pelo jóquei e treinador Anderson Magro, marcou 2:04.46. Em terceiro lugar, OK Major com o jovem Gerson Júnior, do Stud Caipira da Praia, marcou 2:05.04. De propriedade do veterinário Paulo Pupo, o cavalo é treinado pelo Gersinho. Fechando o páreo, JJ Spy Nicored, do Stud Andorinha, foi o quarto colocado apresentado pelo jóquei Jhou, com 2:06.75.
“Quero agradecer a oportunidade de estar participando de mais uma Copa com o Patrício, que é um cavalo que corre em alto nível e minha expectativa era grande para este resultado, já que ele é um cavalo muito sério e honesto. Ele estava bem e confiante e acabou dando tudo certo. Aos seis anos de idade, e com quatro correndo forte, o Patricio é um cavalo que tem muita torcida, sendo representativo para a criação nacional”, disse Adriel.
Debute
Primeira corrida oficial de um potro, o Debute é esperado pelos proprietários e principalmente pelos criadores! Apesar da pré-inscrição de 18 animais, participaram da competição 12 potros, isto porque os treinadores avaliam sempre mais próximo da corrida, como os animais estão e, se as condições não estiverem favoráveis, acabam não estreando. Foram dois páreos com quatro fêmeas cada e um de machos também com quatro participantes. Pelo segundo ano consecutivo, o reprodutor Innocently Wild, de propriedade do Haras Santiago, teve dois filhos campeões, o mesmo número atingido pelo garanhão OK Commander, também com dois campeões.
O primeiro Debute foi de empate entre as potras Santiago Índia e BF OK Neblina que chegaram junto no disco. Filha do tordilho Innocently Wild, Santiago Índia é de propriedade dos gaúchos da Pista Prado de NH e foi apresentada pelo jóquei Thiego Martins. Já BF OK Neblina, filha de OK Commander, é de criação do Haras BF e foi apresentada pelo seu proprietário Bernardo Nalon. Ambas potras marcaram 2:15.15 e foram treinadas pelo Stud T Martins.
No segundo páreo do Debute de Fêmeas, a grande campeã foi Expresso Dark Sea, filha de Ok Commander na égua MV KW France, criação do Haras Expresso e de propriedade de Luis Fernando Vieira. Apresentada pelo jóquei e treinador Adriel Calixto, a potra fez o menor tempo de todo Debute, inclusive foi mais rápida do que os machos, com a marca de 2:10.05.
Entre os machos, o potro HS Innocently Som foi o campeão, apresentado pelo seu proprietário Ernani Braga. De criação do Haras Santiago, o potro teve uma parceria no treinamento entre os Stud Braga Monstro e Magrelo, registrando o tempo de 2:13.28.
“Esse potro eu comprei de um amigo da praia, aí mexi um pouco nele e depois resolvi trazer para a pista, deixando no Stud Magrelo para ir adaptando para sua estreia. A hora que passei o disco em primeiro, chorei, é muita emoção. Eu nunca tive muita paciência com potro, foi a primeira vez que decidi trabalhar desde o início. Ele é muito inteligente, tem uma cabeça muito boa, é um animal com muita gana. A criação nacional cresceu muito e realmente é muito emocionante fazer um debute”, ressaltou Ernani.
O presidente da Associação, Feu Marques, falou sobre a satisfação em realizar os dois importantes eventos e ressaltou a importância que as transmissões ao vivo têm, trazendo pessoas novas para a raça. “Tivemos no CT, um casal da paranaense Ponta Grossa, apaixonado pela raça, além de pessoas novas que estão chegando, compradores do leilão Haras Vicensio, tudo contribuindo para o fomento da nossa criação. Então vemos que estamos fazendo a coisa certa ampliando a divulgação da raça e da criação nacional. Agora, vamos trabalhar para o próximo evento e pedimos desde já para todos colocarem na agenda dia 14 de maio, com mais uma transmissão ao vivo do Clássico do Trabalhador”.
Através de parceria com o Peninha Gaúcho, a ABCCT realizou sorteio de duas saias para sorteios entre os ganhadores do Debute e da Copa. A primeira saia foi para o criador Jacir Jorge, campeão da Copa das Campeãs; e a segunda foi para o Haras BF, que ganhou com a BF OK Neblina.
Se você não assistiu as corridas pode conferir acessando o link: https://fb.watch/ckl66wg8cS/