Equipe Audacius é a campeã da 1ª Etapa Longines Xtreme Teams’ Challenge, em Campinas

Como o próprio nome em latim já sugere, a equipe Audacius, formada pelos excelentes cavaleiros Sérgio Henriques Neves Marins, Marcello Ciavaglia e Lúcio Osório foi a vencedora da final da primeira etapa do campeonato Longines Xtreme Teams’ Challenge 2022, realizada no último sábado (26/03), na Sociedade Hípica de Campinas.

A equipe Audacius completa comemora a vitória no pódio final (foto de Felippe Saad)

Utilizando três cavaleiros seniores acima de 25 anos, o que passou a ser permitido em apenas na metade das etapas pelo novo regulamento do campeonato, a equipe Audacius foi a primeira das oito equipes concorrentes, a não cometer faltas e zerar o difícil percurso de 12 obstáculos de 1,40 metro de altura, armado pelo course-designer Gabriel Pereira Malfatti, com 224,72 segundos na soma dos tempos de seus três participantes.

Marcello Ciavaglia zerou o primeiro percurso com pista perfeita, o que possibilitou a equipe Audácius ir para o desempate final (foto de Felippe Saad)

Entre os demais times, somente a equipe Artem, campeã da primeira temporada do Longines XTC, conseguiu também fazer três pistas limpas com Luciana Camargo, Gabriel de Queiroz Gouveia e Artemus de Almeida, registrando o tempo final de 227,68 segundos.

Sérgio Marins comemora vitória da Audácius com o troféu recebido antes do pódio (foto Felippe Saad)

Assim, o esperado desempate pela vitória foi confirmado para o grande público concentrado em volta da pista e também para quem assistia a transmissão ao vivo, desde às 20h30, no canal Band Sports.

Campeã do primeiro Longines XTC, a equipe Artem comemora segundo lugar no pódio da Sociedade Hipica de Campinas (foto de Felippe Saad)

Lucio Osório foi o escolhido pela Audacius para o desempate. Zerou o seu percurso com o ótimo tempo de 36,61 segundos, que deu a vitória final para a sua equipe. Representando a Artem, Gabriel Gouveia teve um refugo logo no primeiro obstáculo e terminou a última pista do dia com 11 pontos perdidos em 56,45 segundos.

Antes, uma atração a mais foi o desempate pelo terceiro lugar entre as equipes Superare, Aurum e Exitum, que ficaram com 4 pontos perdidos, por cometerem uma falta no primeiro percurso.

Em sua estreia no Longines XTC, a equipe Superare foi para o importante pódio de terceiro lugar (foto de Felippe Saad)

Formada por Paulo Roberto Brasileiro Miranda, Leandro José Duarte e Caio Carvalho Filho, que foi o cavaleiro escolhido pela equipe para o desempate, a Superare ficou com o terceiro lugar porque ele zerou a pista em 37,33 segundos. Stephan Barcha cometeu uma falta no desempate, o que fez a Exitum terminar em quarto lugar na classificação geral, enquanto Rafael Ribeiro, com dois derrubes, deixou a Aurum em quinto lugar.

Comandada pelo olímpico Doda Miranda, que zerou s sua pista, a equipe Imperium, campeã da temporada passada, ficou em sexto lugar. Porém, o seu cavaleiro Lucas Teixeira Lima foi eliminado após zerar o percurso. Na realidade, ele não se atentou ao novo regulamento de protetores traseiros (boleteiras), que a partir deste ano não pode mais ter tiras duplas. Pode até ter 2 tiras, mas cada uma delas deve ser única e não duplicada.

Assim, a Imperium ficou com o oitavo lugar, atrás das equipes
Focus, a sexta com 12 pontos perdidos no primeiro percurso e Auxilium, a sétima com 21 pontos.

A segunda e próxima etapa do Longines XTC 2022 será realizada na Sociedade Hípica Porto-alegrense (RS), de 21 a 25 de abril.

Jornalista Responsável: Charles Marzanasco Filho