Final de semana agitado para a raça Crioula em várias cidades do Rio Grande do Sul

Movimentando mais um final de semana da comunidade crioulista gaúcha, cinco municípios do Norte ao Sul do estado sediaram provas oficiais do Cavalo Crioulo entre os últimos dias 3 e 6 (quinta a domingo).

Os eventos, ocorridos em Candiota, Carazinho, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar e Uruguaiana, reuniram disputas dos Freios de Ouro, Jovem e do Proprietário, Paleteada, Campereada e também uma Exposição Morfológica. Confira um resumo do que aconteceu.

Candiota

No sul do estado, o município de Candiota reuniu dezenas de amantes do Cavalo Crioulo para participar e assistir às competições de quatro modalidades da raça: Freio de Ouro, Freio do Proprietário, Freio Jovem e Paleteada. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Candiota, o evento fez parte do calendário oficial de comemoração do aniversário de 30 anos do município, contando com um show dos músicos César Oliveira e Rogério Melo em meio à sua programação e distribuindo premiações em dinheiro aos vencedores das disputas. 

Os jurados responsáveis por avaliar o desempenho dos conjuntos foram Mário Móglia Suñe, Amanda Azambuja e Thiago Schilling de Ávila. O evento foi supervisionado pelo técnico credenciado à ABCCC Cláudio Neto de Azevedo. Já a Concentração de Machos, que também integrou a programação do final de semana, ficou sob a responsabilidade do técnico Manoel de Macedo Pons Neto.

Carazinho

No Norte do estado, a tradicional Exposição Morfológica de Carazinho chegou à sua 39º edição. Os exemplares que disputaram a 39ª Exposição Morfológica do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto (NCCCP) foram julgados por André Luiz Narciso Rosa. Participaram 41 animais confirmados e 26 animais incentivos. Na categoria Fêmeas, a Grande Campeã, também eleita Melhor Exemplar da Raça, foi a égua Química do Turussu, do estabelecimento Vasconcelos Rural, exposta por Felipe Silva de Vasconcelos e criada por Bruno e Carlo Anzanello Stifelman. Na categoria Machos, o Grande Campeão foi CRK Cartucho, da Cabanha Lago III Marco, exposto por Tarcizio Lucas Machado e criado por Cristian Rodrigo Klein.

Santa Rosa

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho (NCCCNG) também organizou diversas modalidades neste final de semana. O município de Santa Rosa recebeu os jurados Diogo Ferreira, Otávio Aragão e Telmo de Oliveira Peixoto para o julgamento de uma Credenciadora de Inéditos ao Freio de Ouro, Classificatórias ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem, e uma disputa de Campereada – tudo isso sob a supervisão técnica de Thiago Andreolla Persici.

Santa Vitória do Palmar

No extremo sul do Estado, o município de Santa Vitória do Palmar recebeu, além de Credenciadoras ao Freio de Ouro (Aberta e de Inéditos), Classificatórias ao Freio Jovem e ao Freio do Proprietário e uma Credenciadora de Paleteada. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza, o evento teve a supervisão técnica de Rodrigo Teixeira. As provas foram avaliadas pelos jurados Luciano Corrêa Passos, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Sebastian Nieves. 

Uruguaiana

O CT Água Azul, em Uruguaiana/RS, recebeu 43 duplas, divididas entre as forças A e B, para disputarem corrida a corrida os lugares mais altos do ranking. O evento foi organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, e teve a supervisão técnica de Paulo Armando Rebello Solheid. Os jurados Cristiano Hasse e Débora Hasse foram os responsáveis por levantaram placas aos concorrentes. 

fonte: abccc.com.br