Movimentando mais um final de semana da comunidade crioulista gaúcha, cinco municípios do Norte ao Sul do estado sediaram provas oficiais do Cavalo Crioulo entre os últimos dias 3 e 6 (quinta a domingo).
Os eventos, ocorridos em Candiota, Carazinho, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar e Uruguaiana, reuniram disputas dos Freios de Ouro, Jovem e do Proprietário, Paleteada, Campereada e também uma Exposição Morfológica. Confira um resumo do que aconteceu.
Candiota
No sul do estado, o município de Candiota reuniu dezenas de amantes do Cavalo Crioulo para participar e assistir às competições de quatro modalidades da raça: Freio de Ouro, Freio do Proprietário, Freio Jovem e Paleteada. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Candiota, o evento fez parte do calendário oficial de comemoração do aniversário de 30 anos do município, contando com um show dos músicos César Oliveira e Rogério Melo em meio à sua programação e distribuindo premiações em dinheiro aos vencedores das disputas.
Os jurados responsáveis por avaliar o desempenho dos conjuntos foram Mário Móglia Suñe, Amanda Azambuja e Thiago Schilling de Ávila. O evento foi supervisionado pelo técnico credenciado à ABCCC Cláudio Neto de Azevedo. Já a Concentração de Machos, que também integrou a programação do final de semana, ficou sob a responsabilidade do técnico Manoel de Macedo Pons Neto.
Carazinho
No Norte do estado, a tradicional Exposição Morfológica de Carazinho chegou à sua 39º edição. Os exemplares que disputaram a 39ª Exposição Morfológica do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto (NCCCP) foram julgados por André Luiz Narciso Rosa. Participaram 41 animais confirmados e 26 animais incentivos. Na categoria Fêmeas, a Grande Campeã, também eleita Melhor Exemplar da Raça, foi a égua Química do Turussu, do estabelecimento Vasconcelos Rural, exposta por Felipe Silva de Vasconcelos e criada por Bruno e Carlo Anzanello Stifelman. Na categoria Machos, o Grande Campeão foi CRK Cartucho, da Cabanha Lago III Marco, exposto por Tarcizio Lucas Machado e criado por Cristian Rodrigo Klein.
Santa Rosa
O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho (NCCCNG) também organizou diversas modalidades neste final de semana. O município de Santa Rosa recebeu os jurados Diogo Ferreira, Otávio Aragão e Telmo de Oliveira Peixoto para o julgamento de uma Credenciadora de Inéditos ao Freio de Ouro, Classificatórias ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem, e uma disputa de Campereada – tudo isso sob a supervisão técnica de Thiago Andreolla Persici.
Santa Vitória do Palmar
No extremo sul do Estado, o município de Santa Vitória do Palmar recebeu, além de Credenciadoras ao Freio de Ouro (Aberta e de Inéditos), Classificatórias ao Freio Jovem e ao Freio do Proprietário e uma Credenciadora de Paleteada. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza, o evento teve a supervisão técnica de Rodrigo Teixeira. As provas foram avaliadas pelos jurados Luciano Corrêa Passos, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Sebastian Nieves.
Uruguaiana
O CT Água Azul, em Uruguaiana/RS, recebeu 43 duplas, divididas entre as forças A e B, para disputarem corrida a corrida os lugares mais altos do ranking. O evento foi organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, e teve a supervisão técnica de Paulo Armando Rebello Solheid. Os jurados Cristiano Hasse e Débora Hasse foram os responsáveis por levantaram placas aos concorrentes.
fonte: abccc.com.br