O cavaleiro olímpico brasileiro Eduardo Menezes, integrante do Time Brasil na conquista do hexa por equipes nos Jogos Panamericanos Lima 2019, está habilitado a disputar a Final da Copa do Mundo de Salto – FEI World Cup Finals 2022, em Leipzig, Alemanha.
Aos 41 anos, Eduardo é o atual segundo melhor brasileiro no ranking mundial e garantiu sua vaga com o 3º lugar na difícil liga da Europa Ocidental. Na última semana, o cavaleiro foi oficialmente convidado pela Federação Equestre Internacional a representar o Brasil.
H5 Chaganus, um filho de Chacco-blue de 14 anos, com o qual entre outras importantes vitórias foi ouro por equipes em Lima 2019, será a montaria de Eduardo na Final da Copa do Mundo. “Eu saltei três qualificativas da Copa do Mundo com o Chaganus na Europa. Em Madrid ficamos em 12º lugar, em La Coruña, em 6º lugar e em Lyon, fomos vice-campeões”, conta Eduardo, que atualmente está a postos no Winter Equestrian Festival nos EUA. “Essa semana o Chaganus está nas provas baixas do Internacional 4*, na semana que vem, a 5ª do Winter Equestrian Festival, vamos competir na série 5* e depois disso faltarão oito semanas para a Final da Copa do Mundo. Então eu vou ver como nos sentimos e revisar o plano outra vez para decidir a parte final”, explica o brasileiro, que disputou sua primeira final de Copa do Mundo em 2011, também em Leipzig.
Eduardo, atual nº 35 do ranking mundial, também destacou o trabalho de sua equipe na conquista da vaga. “Gostaria de agradecer a toda minha equipe por todo o trabalho para chegar nessa final, começando pelos meus patrocinadores H5 Stables e meu sócio Enrique Gonzalez e extendendo para os cavaleiros Marco Carli e Pedro Costa, meus tratadores Alcino Ávila e Glaudecir Cardoso e veterinários Jorge Gomez e Frank Van Hoeck. Agora vamos trabalhar para uma boa final”, finaliza o cavaleiro.
Os brasileiros classificados pela Liga Sul-americana – Flávio Grillo e Stephan Barcha – optaram por não participar da Final em Leipzig.
Histórico brasileiro na competição
A Final da Copa do Mundo é um evento anual que teve sua 1ª edição em Gotemburgo na Suécia, em 1979. Rodrigo Pessoa, um dos maiores vencedores na história da competição, está no hall dos tricampeões 1998/1999/2000 – todos os títulos conquistados com Baloubet du Rouet. Entre outras classificações ainda foi vice em 2001/2003 e bronze em 2002. Nelson Pessoa, o Neco, garantiu o vice em 1984 e 1991.
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas / cedidas