ABQM eterniza importantes nomes do Quarto de Milha no Brasil através do Oscar da raça

O 11º Hall da Fama homenageou referências do mundo do cavalo e o 14º ABQM Awards premiou os mais pontuados da raça

Importantes nomes do cavalo brasileiro passaram pelo tapete vermelho do Oscar do Quarto de Milha. No dia 21 de janeiro, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) homenageou importantes personalidades do universo equestre, no 11º Hall da Fama, e premiou os mais pontuados da raça, no 14º ABQM Awards. O evento, realizado em São Paulo (SP), foi transmitido ao vivo pelo Canal do Criador e Canal Rural.

O presidente da ABQM, Caco Auricchio, iniciou a cerimônia com discurso que enalteceu os homenageados e premiados. “Esta é uma noite memorável para o Quarto de Milha. Hoje, reconhecemos a importância dos ilustres quartistas, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da raça e os competidores, verdadeiros guerreiros que deram o seu melhor nas pistas de todo o Brasil, nas temporadas 2020 e 2020/2021”, afirmou o presidente.


O presidente continuou destacando ações e números inéditos do Quarto de Milha. “Sabemos que temos um mercado pujante, esperando por bons cavalos, especialmente de competição. Prova disso, foi o crescimento da raça nos últimos anos. O número de leilões teve um crescimento de 60%. As vendas de animais deram um salto de 74%. Os remates atingiram uma receita de R$ 503 milhões, incrementando as comercializações em 63%”, comemorou.

Destaques do Ano

A ABQM abriu as homenagens com o prêmio ‘Destaques do Ano’. Subiram ao palco importantes nomes das áreas política e empresarial, que engrandecem o Quarto de Milha. Nesta edição, receberam o troféu: Chiquinho Feitosa (senador da República e criador), Itamar Borges (secretário de Agricultura e Abastecimento de SP) e Luiz Augusto Lima (subprocurador geral da República), além das empresas parceiras da ABQM.

Hall da Fama

No 11º Hall da Fama, foram eternizados mais oito personagens (animais e pessoas) que contribuíram para o desenvolvimento da raça no Brasil. Entre as pessoas, foram condecorados: o publicitário e criador Duda Mendonça, falecido no ano passado; o empreendedor filantropo e criador Henrique Prata; o campeão mundial (Team Roping) Júnior Nogueira (Testinha); e o dono do Haras PFF, empresário e usineiro, Paulo Fernando Cavalcanti Filho (Cuca).

Dentre os animais, entraram para o Hall da Fama da ABQM: Lenda do Quarto de Milha, considerado um divisor de águas na Vaquejada, Silver Wild SLN, conhecido como Roxão; El Shady Zorrero, o maior reprodutor em número de pontos da ABQM; Shady King Times EK, considerado o 5º maior reprodutor da história da ABQM; e PG Billy Gray, primeiro filho de Playgun a ingressar no Brasil. Na reprodução, ele gerou campeões e reservados campeões.

O Oscar do Quarto de Milha teve outro grande momento de alegria e emoção: o 14º ABQM Awards. Foram premiados criadores, proprietários, competidores e cavalos que obtiveram a maior soma de pontos, em 11 categorias, nas temporadas de 2020 (01/01 a 30/06/2020) e 2020/2021 (01/07/2020 a 30/06/2021), das 22 modalidades de provas em que a raça mostra toda a sua versatilidade em pista.