Encerrando no último sábado, 11, a programação de corridas do ano, o Grande Prêmio Nacional de Potros movimentou o Centro de Treinamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador, com muita torcida pelas acirradas carreiras
Uma das principais competições de animais jovens, o Grande Prêmio Nacional de Potros sempre é muito esperado pelos criadores e proprietários que querem provar seus animais junto a outros da mesma idade. Depois do Debute, pode-se considerar esta corrida como o segundo destaque e a expectativa sempre é muito grande pelos resultados em pista. Com duas classificatórias em ambas categorias – machos e fêmeas – o destaque da criação entre os machos ficou com o garanhão tordilho americano Innocently Wild, que colocou quatro produtos na final, dentre eles o grande campeão S Innocently Twister, que marcou o menor tempo de toda disputa com 2:05.69, apresentado pelo seu jóquei, treinador e proprietário o gaúcho Jair Monteavaro. Já na categoria fêmeas, a filha de Kilowatt Agros KW Indaia II foi a campeã, apresentada pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy.
Apesar de 11 potros inscritos, o exemplar Expresso Hard Rock não compareceu e as duas classificatórias reuniram cinco animais cada. Na primeira série, que abriu a programação de corridas do dia, o potro S I Intrigante, apresentado pelo seu proprietário, treinador e jóquei Felipe Silva (Stud Santa Bárbara) foi o melhor em pista, com 2:06.66; classificando também I Impossível com o jóquei, treinador e proprietário Adriel Calixto, marcando 2:06.82, na segunda posição. O trotador Retrato NK com Marquinhos Dahy foi o 3º colocado com o melhor tempo e também se classificou para a final.
Na segunda série classificatória o potro S I Twister mostrou a que veio, depois de percorrer mais de 1200 km da gaúcha Tramandai a Atibaia/SP. Ele venceu a disputa apresentado pelo seu proprietário Jair Monteavaro, com 2:09.24. JR I New York com o jóquei Anderson S Magro ficou com a segunda posição marcando 2:10 cravados, garantindo participação na final.
Realizada no penúltimo páreo do dia, a final do GP reuniu grande torcida dos gaúchos presentes e também dos que estavam participando da transmissão ao vivo, mostrando que o potro S I Twister tem muitos fãs. Saindo de baliza 2, o potro assumiu a ponta logo na largada e venceu de ponta a ponta nos 1609 metros, com o tempo de 2:05.69. A segunda posição ficou com I Impossível, apresentado pelo treinador e proprietário Adriel Calixto, com 2:06.11. Em terceiro lugar ficou o único trotador classificado para a final, Retrato NK, filho de Mystery Photo, apresentado pelo seu proprietário, treinador e jóquei Marquinhos Dahy, com 2:06.43. Em quarto ficou JR I New York, potro apresentado pelo Anderson Magro, com 2:06.75 e S Intrigante foi desclassificado.
S I Twister foi campeão do Debute deste ano, ganhou 12 de 13 carreiras que participou no sul do país e agora venceu o Nacional de Potros, para alegria de pai e filho do Stud Monteavaro, Jairo e Jair, que são criadores e proprietários do animal.
“É uma emoção muito grande para todos nós e a família do sul do país. Primeiro eu quero agradecer todos do Stud Calixto pela recepção nestes 15 dias que fiquei aqui em treinamento do Twister para a corrida. Eu tinha certeza que um dos filhos do Innocently venceria esta disputa, não sabia se seria o meu, mas esta certeza eu sempre tive, tanto é que falei para o Vladi (proprietário do garanhão) que apostaria isto. E o resultado foi ainda melhor do que o esperado, fui campeão com o Twister e o Adriel foi vice com o Impossível, dois filhos do Innocently. Agradeço a todos que torceram, às dicas do Clairton que não esteve presente mas deu orientações via celular, enfim, ao meu pai e a todos que torcem pelo meu potro”, disse Jair Monteavaro.
A emoção tomou conta do pai do jóquei campeão, Jairo, que na entrevista ressaltou sua felicidade e ainda falou sobre a égua Babalu, de sua propriedade, mãe do Twister, que deu seis produtos recordistas nos 500 metros e agora estes títulos com o potro.
Felicidade era pouco para Vladimir Santiago, proprietário do garanhão Innocently, que logo pela manhã já estava satisfeito com a classificação de todos os produtos do seu reprodutor na final e só aumentou com o resultado final do título.
Potra campeã
Com sete animais inscritos no Nacional de Potras, os organizadores dividiram em duas séries classificatória para definição da grande final. Na primeira disputa a potra Himalya, apresentada pelo seu proprietário, treinador e jóquei Alessandro Corsa foi a campeã com o tempo de 2:13.41. A segunda posição ficou com JJ OK Nicoli apresentada pelo jóquei e proprietário Jacir Jorge, com 2:13.77. E, a melhor terceira colocada foi TG OK Embassada, apresentada pelo jóquei e proprietário Tato Marques, com o tempo de 2:13.85.
A trajetória do título de Agros KW Indaia II começou com vitória na 2ª série classificatória apresentada pelo jóquei e treinador Marquinhos Dahy, com o tempo de 2:08.60. A segunda posição foi para FM KW Nobela, apresentada pelo jóquei e treinador Marcos Magrelo com 2:13.40, também classificada para a final.
A corrida final contou com as cinco classificadas e a campeã já saiu de baliza 1, mas não assumiu a liderança na partida e só foi passar para primeiro na última parte do finalzinho da reta oposta para chegar em primeiro com 2:09.23, para alegria dos proprietários Valmir e Rodrigo Perbone. Criação do Everaldo Gotardi, o Vêra, a potra é filha de reprodutor americano Kilowatt. Mesmo depois de entrar em rutura logo após a largada, a potra JJ OK Nicoli, apresentada pelo seu proprietário e jóquei Jacir Jorge, se recuperou e foi a vice campeã com 2:09.61. Em terceiro ficou Himalaya, com o tempo de 2:11.86; seguida por TG OK Embassada com 2:12.49 e FM KW Nobella com 2:13.37.
Emocionados, os proprietários da potra campeã, Valmir e Rodrigo Perbone destacaram que sempre acharam difícil a conquista do título, mas que com trabalho duro e muita dedicação junto ao treinador e jóquei Marquinhos Dahy, acabou acontecendo. “Só temos que agradecer a disponibilidade do Vêra que nos vendeu a potra, ao Fabiano Cabeça, ao Dodo e todos que sempre torceram por ela!”.
Consolo
Na categoria machos, teve o páreo de Consolo, com os cinco que não se classificaram para a final disputando o título. O campeão foi Spy Orcanejo, conduzido pelo Chico Mula, que marcou o tempo de 2:12.57. A segunda posição ficou com KW Orgulho, apresentado pelo jóquei e treinador Thiego Martins; seguido por Spy Guapo e Macal Boy Federal. O potro SR 357 Magnum não disputou o Consolo.
Transmissão
Em parceria com a Revista O Trotador, a ABCCT realizou o Nacional de Potros com mais uma transmissão ao vivo de sucesso. Grande público assistindo simultaneamente nos dois canais de transmissão – facebook.com/cavaleironews e youtube abcct trotador – mostrando suas torcidas. A grande novidade ficou com os sorteios realizados com os público de casa, que dava palpites sobre os animais campeões de alguns páreos e eram sorteados com brindes da ABCCT, criatórios parceiros e grife O Trotador.
Vocês podem conferir esta live com a programação dos 19 páreos e muitas entrevistas acessando nosso facebook: https://fb.watch/9S54z3g8eu/
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador