Com vitória dupla do Stud Perez nos principais páreos do dia, o cavalo HP KW Indômito (Kilowatt x égua base) apresentado por seu proprietário Bruno Perez foi o campeão do Nacional de Adultos, enquanto no esperado Clássico dos Veteranos, Alberto Perez, o Batata, foi o vencedor com OK Major, o único nacional da disputa.
O Hipódromo de Piracaia foi palco de grandes emoções neste sábado, com 18 carreiras na programação. Através de parceria firmada entre a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador e a Sociedade Paulista de Trote, o GP Nacional de Adultos foi realizado com transmissão ao vivo pela primeira vez em Piracaia. Além dos cavalos nacionais serem destaques nos principais páreos do dia, o Clássico de Veteranos chamou a atenção e atraiu grande público na torcida dos participantes, em especial do experiente seu Chico Gomes, o único que não corre mais estando afastado oficialmente das pistas há 10 anos. E ele deu show, deixando todos os apaixonados pelas corridas arrepiados com a oportunidade de vê-lo correr e mostrar toda sua experiência ao chegar na segunda posição após ter largado em último.
A ABCCT ficou responsável pelos dois principais páreos da programação assim como a transmissão ao vivo, enquanto as outras 16 carreiras ficaram a cargo da SPT. O Nacional de Adultos foi a 14ª carreira do dia reunindo cinco destacados animais na disputa, sendo três filhos do Kilowatt e dois do Spy Hard, ambos garanhões já falecidos.
Com uma bela chegada, HP KW Indômito foi o grande campeão marcando o tempo de 2:03.83. Treinado pelo ‘Cabeça’, do Stud Perez, ele foi apresentado por seu proprietário Bruno Perez, que o criou desde o início, fazendo o embrião com uma égua de sua propriedade que ele acreditava muito. “Fiz o embrião, criei, domei, treinei, então trabalho o Indômito desde o zero. Com dois anos de idade ele foi vice campeão de produtos com o Kiko, fez uma campanha boa, e no ano passado teve alguns problemas, não podendo participar do Nacional de 3 anos. Este ano ele está na melhor forma e acabou dando certo deste Nacional de Adultos acontecer na pista em que treinamos, ele correu muito. Partimos de 5ª baliza, ficou por último, mas teve uma ótima reação quando o destampei e entrei na reta oposta, sendo ali o tudo ou nada. Foi uma estratégia que deu certo, e quando entrou na linha de chegada, chamei e ele respondeu”, relatou Bruno na entrevista da live.
A segunda posição ficou com MV KW Patricio, apresentado pelo seu proprietário, treinador e jóquei Adriel Calixto, com o tempo de 2:04.03; seguido de perto pelo JJ Spy Nicored apresentado pelo seu proprietário Jacir Jorge, que ocupou a terceira posição marcando o tempo de 2:04.22. Em 4º ficou a única égua na disputa, DOS Spy Liberty, com Thiego Martins, marcando 2:07.38 e em 5º MV KW Pietro apresentado por Wesley Oliveira, com 2:07.79.
Clássico Veteranos
Penúltimo páreo da programação, o Clássico de Veteranos era o mais aguardado por todos, desde que ABCCT divulgou os participantes, pela possibilidade de ver grandes e experientes jóqueis em pista disputando uma corrida juntos. E, em especial, para os mais novos no esporte, que não tiveram a oportunidade de assistir uma figura querida por todos e referência no esporte, Francisco Gomes, o famoso seu Chico, que ainda é treinador, mas está afastado oficialmente das carreiras há 10 anos.
Saindo de baliza 1, o jóquei Alberto Perez ‘Batata’, aproveitou a largada e liderou a corrida de ponta a ponta, com o único cavalo nacional na disputa, OK Major, foi o campeão, para alegria dupla e muita comemoração de pai e filho do Stud Perez em pista, marcando 2:08.51.
O experiente seu Chico, saindo de baliza 3, apesar de ter ficado para trás na largada, apresentando a égua Isla – única trotadora do páreo e atual campeã Copa do Brasil Éguas de Trote – conseguiu ótima recuperação na carreira e chegando muito perto foi o vice-campeão com o tempo de 2:08.92. Não teve quem não torceu e ficou emocionado com o páreo. A torcida entrou na pista para comemorar, mostrando o quanto seu Chico é uma mito querido e celebridade no meio do trote, aos 76 anos de idade.
Participaram também do páreo, os experientes Rami Nasser, 71 anos, que ficou na 3ª posição com a égua Aura, marcando 2:10.28; Wilian Pereira, aos 58 anos, com o cavalo Barrenador, em 4º lugar com 2:.10.65; Zé Português, de 76 anos, com o cavalo Lileo, ficando em 5º lugar com 2:11.53 e Carlão Jacintho, aos 71 anos, com a égua Nina, na 6ª posição registrando o tempo de 2:15.63. Todos foram homenageados em pista, após a corrida, com a ABCCT entregando quadros certificando o agradecimento da Associação pelo muito que cada um fez e ainda faz pela raça.
O presidente da ABCCT, Feu Marques, teve a ideia de fazer páreos diferenciados a cada evento tradicional da entidade. No mês passado, no Nacional de Éguas, aproveitando o Outubro Rosa, organizou um páreo exclusivo de joquetas, realizado no Hipódromo de Ribeirão Preto. E, desta vez, no Novembro Azul, foi a vez de destacar os Veteranos em pista.
“Foi uma corrida emocionante para todos. Quando idealizamos estes páreos diferenciados a cada evento que fazemos, nosso objetivo é trazer mais público e participantes para nossa raça. No páreo feminino, incentivamos as mulheres e entrar para as corridas e já estamos vendo isto nas pistas, enquanto neste dos veteranos, pudemos relembrar velhos e saudosos tempos, além de homenagear estes grandes nomes que são referência em nosso esporte”, finalizou o presidente.
O próximo evento da Associação será dia 11 de dezembro no CT ABCCT, em Atibaia, com o Nacional de Potros e um páreo especial dedicado aos jovens, também com transmissão ao vivo pelo youtube ABCCT Trotador e facebook Cavaleiro News. Coloque na agenda e aguarde!
fotos: Susi Freitas/Revista O Trotador