Sablose: acúmulo de areia no intestino

Entre as várias alterações intestinais que pode ocorrer em um equino, levando este a apresentar uma sintomatologia de dor (chamada genericamente de Síndrome Cólica), existe a Sablose que consiste no acúmulo de areia no intestino, e que, dependendo da quantidade e localização em que a areia irá se depositar, poderá acarretar um grave problema ao equino.

O equino é um animal bastante seletivo na sua alimentação, porém, dependendo das condições da alimentação e manejo que o animal está sujeito, poderá favorecer a ingestão da areia.

Podemos citar entre algumas situações que podem levar a ingestão da areia:

– fornecimento de ração direto ao solo,

– vício do animal em jogar a ração para fora do cocho e depois comer a ração no chão,

– cochos de ração coletivo, onde temos a disputa dos animais pela ração, onde a ração cai no chão e o equino vai comer mais tarde,

– local onde o animal fica, com pouca cobertura de capim, ou o fornecimento de feno no chão, onde o animal pisoteia ou tem contato de umidade entre o feno e solo, facilita a apreensão do volumoso sujo de areia,

– fornecimento de silagem ou capim triturado com areia no meio,

– falta de sal mineral ou o fornecimento de rações desbalanceadas, onde o animal, com o intuito de suprir suas necessidades nutricionais, acaba ingerindo material impróprio (ex.: lamber tijolo),

– ingestão da areia através da água.

Uma maneira pratica de tentar saber se o animal está eliminando areia pelas fezes é diluir com água um pouco de fezes em um balde, e verificar se existe a sedimentação da areia no fundo do balde.

É possível que o equino consiga eliminar naturalmente a areia ingerida, porém, se o volume de areia no intestino for muito grande, é provável que o animal em algum momento, apresente um quadro clínico de cólica.

Quando o veterinário é chamado para socorrer um animal e se depara com um quadro de Sablose, ele poderá usar (dentre muitas medicações) laxantes para tentar eliminar essa areia depositada no intestino, porém, algumas vezes esse recurso não surtirá efeito, o que poderá levar o animal a uma intervenção cirúrgica para tentar resolver o problema.

As cólicas por Sablose são bastante problemáticas, pois a areia, por ser um material bastante abrasivo, lesiona bastante a mucosa intestinal, dificultando o restabelecimento do animal.

Por isso, o melhor a fazer é a prevenção, tentando eliminar o máximo possível as situações que possam favorecer a ingestão de areia pelo animal.

Colaboração: José Antônio Frigeri, médico veterinário.