Praticantes da Equoterapia vão à arena do Potro do Futuro, através de iniciativa da ABQM em Araçatuba

Pela primeira vez, apresentações realizadas em Araçatuba (SP) incluíram a modalidade de Rédeas

Uma das tradições do Potro do Futuro, Copa dos Campeões, Derby e Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) é a apresentação do Projeto EquoABQM, realizada no último sábado, 09, na Arena Guabi (Laço). Desde 2013, o projeto oferece atividades de Equoterapia para auxiliar na reabilitação física, psíquico, social, emocional e intelectual dos praticantes, possibilitando mais independência nas atividades.

Na edição deste ano, a novidade foi a inclusão de Rédeas, modalidade elaborada para demonstrar a habilidade atlética de um cavalo típico de fazenda. A praticante Vitória Amorim, de 15 anos, veio de longe para participar da apresentação do projeto da ABQM. Praticante no Instituto de Equoterapia Passo a Passo, em Itatiba (SP), ela percorreu cerca de 500 quilômetros até Araçatuba (SP), para mostrar as suas conquistas em pista.

Na sela do animal Billy Gun Pep (Gun Solita Pep RE x Índia), ela encantou os presentes com as habilidades desenvolvidas nos cinco meses de Equoterapia. “Nunca vou me esquecer da minha primeira experiência, é indescritível a sensação de poder andar a cavalo. Com a Equoterapia eu tive uma melhora gigante, recuperei movimentos que achei que nunca mais faria. Só tenho a agradecer aos cavalos e às equipes”, contou Vitória.

Outro a se apresentar na Arena Guabi foi Vilson Petrocelli Bosqui, de 18 anos. Há um ano e dez meses, ele frequenta o Centro de Equoterapia, em Bauru (SP), e fez sua demonstração na modalidade de Seis Balizas. Todas as apresentações foram prestigiadas por representantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e pelo superintendente geral da ABQM, Manuel Rossitto, que realizou pronunciamento na abertura da cerimônia.

Neste ano, sete dos 24 centros de Equoterapia apoiados pelo projeto da ABQM participaram das demonstrações. Além dos de Itatiba e Bauru, também fizeram apresentações o HC Centro de Equoterapia Araçatuba (SP); o Núcleo de Equoterapia Cavalcare, de Birigui (SP); o Centro de Equoterapia GF, de Penápolis (SP); o Centro de Equoterapia Jockey Club, de São José do Rio Preto (SP); e o Centro de Equoterapia de Botucatu (SP).

Dessa forma, os participantes dos campeonatos puderam conhecer um pouco mais sobre os quatro programas de atividades equoterápicas: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-Esportivo e Prática Esportiva Paraequestre. Para a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar que ajuda no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.

A entrega das medalhas aos praticantes foi feita por representantes da ABQM. Dentre eles, o conselheiro consultivo de Comunicação e Marketing da ABQM, Valdomiro Poliselli Júnior, que vem apoiando o projeto com ações de divulgação. Na ocasião, o conselheiro fiscal da ABQM, Jamil Buchalla, fez a doação de um Quarto de Milha puro sangue, que vai ajudar nos atendimentos da Equoterapia.

Provas

O 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil começaram no último dia 06 e vão até domingo (17/10), no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Os competidores disputam nas pistas 18 modalidades: Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.