Copa do Brasil é realizada com sucesso e favoritos vencem a maioria das disputas

Muito bem organizada a grande final da Copa e Taça do Brasil movimentou o Hipódromo de Viracopos no dia 09 de outubro, contando com grande público para conferir as acirradas corridas em pista na definição dos vencedores

Realizada pelos Amigos do Trote em três etapas, a Copa e Taça do Brasil 2021 reuniram os mais destacados animais na busca pelos almejados títulos em sete categorias e a final comprovou a coroação dos favoritos. A programação do evento reuniu 25 páreos, sendo nove das finais, e o menor tempo de todo o dia foi registrado na final da Copa do Brasil Éguas, onde a favorita Banca se tornou bicampeã marcando recorde de pista para éguas com 1:53.89, conduzida pelo jóquei Wesley Oliveira (Stud Baguá). Na final entre os cavalos – o páreo mais aguardado do dia – Incauto confirmou sua liderança para comemoração do grandioso público carioca que marcou presença, apresentado pelo seu treinador Thiego Martins (Stud TMartins), com o tempo de 1:54.08. Ambos animais, que saíram de baliza 1, também foram os mais cotados na votação que fizemos online pedindo o palpite de quem seria campeão de cada categoria. No hipódromo, pensando no público, a comissão montou uma enorme tenda para proteção do sol e ainda pintou toda cerca para a colocação de faixas de patrocinadores do evento, investindo na estética do local.

As disputas da Copa tiveram início ao meio dia pela categoria Júnior 2 anos, onde o potro Orco, apresentado pelo Du Fenômeno, foi o mais rápido em pista com 2:01.29, levando o título da categoria lançada este ano na disputa. Orco também era favorito, saindo de baliza 1, e foi o mais votado pelos fãs na última semana.

Na sequência, aconteceu a final da Copa do Brasil Éguas de Trote, com vitória da argentina Isla que foi apresentada pelo proprietário Rodrigo Gomes e marcou 1:59.22, desbancando a favorita na opinião dos fãs, a égua ADB Thunder Dominadora que ficou em segundo lugar devido a RN Photo Martiria ter galopado no disco.

Mais uma categoria Júnior como novidade em disputa na Copa foi dedicada aos animais com 3 anos de idade e o campeão foi o cavalo Visto, apresentado pelo jóquei Ruan Fernandes, com o tempo de 1:56.44. Favorito saindo de Baliza 1, o campeão foi um dos poucos que foi o segundo colocado na votação do público.

O Consolo da Copa do Brasil Éguas veio na sequência com vitória da argentina Decada, apresentada pelo seu proprietário Du Fenômeno, com o tempo de 1:55.61. Apesar de ser uma das favoritas do público, na competição saiu de Baliza 3 e mostrou seu potencial em pista, vencendo a disputa.

Entre os Cavalos o Consolo ficou com o argentino Mindanao apresentado pelo seu proprietário o lutador Charles do Bronx. Um dos poucos animais que não era favorito do público, saiu de Baliza 5 e conseguiu superar todos os outros adversários vencendo a corrida com o tempo de 1:56.22, para grande comemoração do campeão mundial Charles.

A final da Taça do Brasil Cavalos Trotador foi a próxima carreira em pista com vitória do favorito SR 357 Magnum, apresentado pelo jóquei João, marcando 2:05.75. Saindo de Baliza 1, o conjunto administrou a vantagem e chegou a frente na linha de chegada.

Entre as Éguas de criação nacional, MV Black Fast, apresentada pelo seu proprietário Jacir Jorge levou o título da Taça do Brasil, com a marca de 1:58.27. Saindo de baliza 2, a campeã superou duas outras competidoras mais votadas na opinião do público e levou o desejado título.

Penúltimo páreo da Copa do Brasil, a disputa entre as éguas coroou a Banca bicampeã da Copa. Apresentada pelo jóquei Wesley Oliveira, ela fez o tempo mais rápido do dia, com 1:53.89 e confirmou seu favoritismo tanto na competição como na opinião dos fãs, sendo grande a comemoração do título.

Fechando a competição, o animal Incauto foi o campeão da Copa do Brasil Cavalos. Apresentado pelo jóquei e treinador Thiego Martins, o cavalo confirmou o favoritismo na disputa e fez a festa do grande número de cariocas que veio para São Paulo torcer e participar do evento.

A cobertura completa você vai poder conferir na próxima edição da Revista O Trotador!

fotos: Susi Freitas/revista O Trotador