Stephan Barcha com Primavera Montana é o campeão do GP Indoor SHP 2021

“Nosso próximo desafio é o Brasileiro Senior Top daqui a três semanas. A médio prazo o projeto é o Campeonato Mundial ano que vem, depois o Pan-americano 2023 e Paris 2024”, destacou o campeão Stephan, 31, cavaleiro olímpico integrante do Time Brasil na Rio 2016, que venceu o GP pela primeira vez.

O grande campeão Stephan Barcha

No último domingo, 3, na grande final do Internacional de Salto 31º CSI-W Indoor na Sociedade Hípica Paulista, o GP Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.50/1.60m, encerrou a mais badalada competição do hipismo brasileiro. Sagrou-se campeão Stephan Barcha, 31 montando Primavera Montana, que recém completou 10 anos, foi o único a zerar os dois percursos em 53s75.

Flavio Grillo

Estiveram em pista na primeira volta do GP, 36 conjuntos, dentre os quais conforme a regra os 12 melhores – dois zerados, cinco com apenas uma falta (4 pontos) e outros quatro com duas faltas (8 pontos) no menor tempo – habilitaram-se para a 2ª decisiva rodada. O vice-campeonato ficou com Flavio Grillo montando Lorentino JMen, que zerou a 1ª volta e fechou a 2ª, em 51s69, mas com uma falta.

Com Atomic des Luthiers, Stephan garantiu a  3º colocação

Em 3º lugar chegou novamente Stephan, dessa feita, montando Atomic des Luthiers, fechando com apenas um derrube trazido da 1ª volta e pista limpa na 2ª, 58s74.

“Montar essa égua é um privilégio, monto ela desde os 5 anos. Ela ainda é um cavalo em formação com idade hípica de 9 anos. Ganhar um Indoor é um sonho realizado, um GP tradicional no Brasil. Quero agradecer a toda a equipe, ao proprietário José Romero Dias Gomes da Silva: um sonho sonhado junto é muito melhor! Graças a Deus eu tenho um time forte que me dá todo o suporte”, destacou Stephan, integrante do Time Brasil na Rio 2016. “Nosso próximo desafio é o Campeonato Brasileiro Senior Top daqui a três semanas. Se eu conseguir ganhar com ela vai ser mais uma realização. A médio prazo nosso projeto é talvez o Campeonato Mundial ano que vem, depois o Pan-americano 2023 e Paris 2024.

Completaram o placar do 4º ao 6º posto Marcello Ciavaglia com GR Garuda, seguido por Guilherme Foroni com Clueso 5 e Sérgio Henrique Neves Marins com Cornet Super Star JMen, todos com oito pontos na soma dos dois percursos, em 51s60, 55s09 e 56s32. Marcello por ter sido o campeão em 2020 entregou o Troféu transitório Jayme Loureiro Filho ao campeão Stephan.

O campeão Stephan com o anfitrião Fernando Sampaio Ferreira Filho, presidente da SHP, e Dudu Barreto, veterinário da equipe Chevaux, representado o proprietário de Primavera Montana:  osé Romero Dias Gomes da Silva, que também tem direito da uma réplica do Troféu Jayme Loureiro Filho  

O GP foi válido pela seletiva do ranking brasileiro senior top que irá garantir transporte de três cavalos e seus cavaleiros para o Winter Equestrian Festival 2022 nos EUA e ainda pela liga sul-americana na corrida para a final da Copa do Mundo 2022, em Leipzig, Alemanha. Ao todo o evento distribuiu mais R$ 400 mil em premiação, com R$ 120 mil em jogo no GP.

Sobre o Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho

Desde 2019, o Grande Prêmio do CSI-W Indoor possui o Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho, importante cavaleiro e Presidente da Sociedade Hípica Paulista por dois mandatos entre os anos 1940 e 1960. Idealizador desse extraordinário picadeiro, palco do Indoor, e com gestões atentas às áreas sociais do Clube, teve papel decisivo na formação da 3ª e definitiva sede da Sociedade Hípica Paulista no Brooklin.

Em 2019, Romeu Loureiro Ferreira Leite Jr., então presidente e agora vice-presidente da Sociedade Hípica Paulista, organizador e idealizador do Indoor já em sua primeira edição, premiou José Roberto Reynoso Fernandez Filho com o 1º Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho por ter garantido o tricampeonato consecutivo nos GP 2017/2018/2019 e ser o único tetracampeão na história da competição somado à conquista do GP em 2010. Na gestão 2021/2022, o empresário Fernando Sampaio Ferreira Filho é presidente da entidade, que recém completou 110 anos de história. Agora Stephan é dono do Troféu transitório Jayme Loureiro Filho e que pode ser sua posse definitiva quando conquistar o tri.

Assinaram o patrocínio do 31º Indoor da SHP: Stuttgart Porsche, Bonsucex, Bulova, Hermès, Coelho da Fonseca, Alper Consultoria e Corretora de Seguros, TM Insurance, Cem por cento Eventos, Fatto Movelaria, Dunelli, Inlaron, AllMilk, Café 3 Corações, Organne Vasos Decor, MPT Cable, VINGT Creative Flower & Co e Estanplaza. Organização Sociedade Hípica Paulista com chancela Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional.