Após a realização de 13 etapas na Temporada 2020/2021, a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores – definiu as finalistas que estarão na disputa Final do Circuito RAM ANTT em três categorias. O evento decisivo da Temporada começa amanhã, 23, e segue até sábado, 25, no Haras NSG, em São Pedro/SP, com transmissão ao vivo pela internet.
Somente as competidoras melhor pontuadas estarão na grande final deste final de semana, sendo que as 10 primeiras da Categoria Feminino disputam o título nacional pela Organnact Gold Race, principal prova do evento. Já as competidoras posicionadas da 11ª a 20ª colocação no ranking disputam o título especial da Guabi Silver Race, enquanto as cinco melhores jovens estrelas da ANTT competem na Boots Horse Mirim, valendo o título nacional para competidoras de até 12 anos. Na Final também será premiado o Melhor Treinador da Temporada.
A Final do Circuito RAM ANTT distribuirá mais de R$ 100 mil em prêmios, mantendo o compromisso da ANTT em valorizar e fortalecer a modalidade Três Tambores mesmo em época de pandemia, onde os eventos precisaram passar por grandes adaptações. Este será o segundo ano consecutivo que a pista coberta do Haras NSG recebe a decisão do título nacional e o evento novamente será restrito somente às competidoras, equipe de apoio e profissionais que atuarão na competição, seguindo diversos protocolos de prevenção ao contágio e propagação de vírus.
Os fãs poderão acompanhar toda a programação do evento final ao vivo através do canal Estrelas da ANTT no YouTube e nas plataformas do Brasil Rural TV. Na quinta-feira, à partir das 19h30 acontece a Cerimônia de Recepção das finalistas, um momento exclusivo da ANTT para celebrar o encerramento da temporada, onde também haverá um jantar e a cerimônia da entrega dos “backnumbers” (número que cada competidora irá usar durante a competição), outra exclusividade da ANTT.
As competições tem início na sexta-feira quando acontece a abertura oficial na arena e o primeiro round da Final do Circuito RAM ANTT à partir das 19h30. No sábado pela manhã, ás 10h acontece excepcionalmente o segundo round e à partir das 19h30 será realizado o terceiro e decisivo round, juntamente com a cerimônia de premiação. Logo após o encerramento na arena os fãs ainda poderão acompanhar ao vivo um show com Léo & Raphael. Os horários e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais da ANTT.
MAIS UMA TEMPORADA CONCLUIDA COM SUCESSO
Iniciada em outubro de 2020 esta foi mais uma temporada especial do Circuito RAM ANTT onde a diretoria da Associação novamente enfrentou e venceu muitos desafios. Completando 18 anos de história a ANTT é referência no mundo equestre e durante a pandemia demonstrou comprometimento com a modalidade quando no ano passado em meio a tantas adversidades encontrou maneiras de realizar os eventos seguindo protocolos de segurança e desde então não parou mais.
“Só temos a agradecer a todos que tornaram possível a realização desta Temporada, em especial as competidoras, treinadores e familiares que estiveram presentes em todas as etapas, aos nossos parceiros que sediaram etapas e receberam a ANTT com grande carinho em seus eventos, aos profissionais de todas as áreas que estiveram junto conosco e claro, aos nossos patrocinadores, marcas que acreditam no nosso campeonato e foram essenciais para que pudéssemos realizar mais esta edição,” declarou Flávia Cajé, presidente da ANTT.
O calendário da atual Temporada contou com etapas próprias e parcerias importantes que novamente levaram o campeonato para algumas das maiores e mais conhecidas provas equestres do Brasil. A abertura da temporada contou com duas etapas simultâneas no Rancho Guadalupe em Barretos/SP e na Copa SGP em Apucarana/PR, em outubro do ano passado. Na sequência a ANTT esteve presente no 43° Campeonato Nacional da ABQM em Tietê/SP; na Copa NSG, em São Pedro/SP e no 15° VS Festival Indoor, realizado no Complexo Haras Raphaela ainda em 2020.
Dando continuidade às competições, no início deste ano foi realizada uma etapa na Prova ZD&EK em Narandiba/SP e em seguida no ANTT Barrel Show, evento próprio da ANTT que realizou sua segunda edição. Novamente em parceria com a ABQM foi realizada uma etapa durante o 30° Congresso Brasileiro em Araçatuba/SP e o calendário seguiu com etapas na 7ª Super Semana do Tambor (Tietê/SP), Mega Race (Limeira/SP), Copa 3DM & Potro Brasil (Tietê/SP), 44° Campeonato Nacional da ABQM (Araçatuba/SP) e o encerramento da Temporada Regular no último fim de semana durante a Copa SGP em Apucarana/PR.
FINAL NACIONAL PREVÊ DISPUTAS ACIRRADAS EM TODAS AS CATEGORIAS
Em cada categoria serão realizados três rounds onde as competidoras terão direito a uma apresentação por round recebendo pontuação de acordo com a colocação que se somarão aos pontos já obtidos durante a temporada. Cada round tem pontuação equivalente a uma etapa regular, o que dá ainda mais peso a cada passada. Após as três passadas ainda serão distribuídos pontos referentes a classificação geral da somatória do evento, definindo assim o ranking final da temporada e as campeãs.
Na Organnact Gold Race, principal categoria da ANTT a tricampeã Ana Carolina Cardozo novamente chega a decisão na liderança do ranking. Tendo conquistado o título nos últimos três anos, a competidora de Araraquara/SP busca o inédito tetracampeonato consecutivo, que também a igualaria com a tetracampeã Fatiana Ferreira como recordista de títulos na história da ANTT. A também Campeã Nacional Caroline Rugolo seguia como segunda colocada no ranking, mas não poderá competir na Final do Circuito RAM ANTT devido a uma lesão no ligamento do joelho sofrida no mês passado. Agora a principal concorrente da líder será Mayana Muniz que venceu três etapas na Temporada, além de Ana Laura Savini, Campeã Silver Race 2020, Rafaela Slaviero e Mariana Jubran, que completam as cinco primeiras posições.
Como já é tradição, a categoria Guabi Silver Race sempre traz uma disputa acirrada e equilibrada devido as competidoras estarem com pontuações bem próximas. A líder deste ranking é Luana Lima Bastos, Campeã Nacional Mirim em 2019, vice-campeã nacional Feminino em 2020 e que pode se tornar a primeira a conquistar o título em duas categorias na história da ANTT. Ela é seguida de perto por Kelly Caroline Pereira e Ludmila Santiago, segunda e terceira colocadas do ranking, respectivamente.
Pela Categoria Boots Horse Mirim quem lidera é Lorena Zanini que conquistou 10 pódios na nesta Temporada, incluindo duas vitórias e quatro segundos lugares. A competidora de Matão-SP também está classificada entre as 10 melhores do ranking feminino e é a única que irá disputar o evento em duas categorias. Na disputa direta com ela está Olívia Ianez, que também conquistou 10 pódios durante a Temporada e chega para sua terceira Final Nacional consecutiva ocupando a segunda colocação. Assim como aconteceu nos últimos três anos novamente haverá uma Campeã Nacional Mirim inédita, já que nenhuma das cinco finalistas deste ano venceu o campeonato antes.
Outro fato interessante e inédito na Final do Circuito RAM ANTT deste ano é que pela primeira vez haverá seis competidoras nas categorias adultas com passagem pela Categoria Mirim, comprovando a importância do incentivo que a ANTT dá para jovens talentos. Além de Lorena Zanini que é a única das seis que ainda compete na categoria exclusiva das pequenas estrelas, estarão na Final entre as 10 melhores do ranking feminino Julia Pereira e a vice-campeã de 2014, 2016, 2017 e recordista de classificações para a Final Mirim, Eduarda Peres. Na disputa da Guabi Silver Race além da Campeã Nacional Mirim de 2019, Luana Lima Bastos, estão Maria Manuela Nogueira, vice-campeã de 2020 e Maria Fernanda Valentim, revelada em 2019.
Um dos diferenciais do campeonato da ANTT é a realização do exame antidoping nos animais que participam da Final da Temporada, trazendo maior transparência e equilíbrio para a competição. A realização do exame antidoping é essencial para o crescimento dos esportes equestres e faz parte das ações da ANTT em busca de melhorias para a modalidade há quase 10 anos.
FINALISTAS ORGANNACT GOLD RACE
1a Ana Carolina Cardozo (Araraquara/SP) – 790 Pontos
2a Mayana Muniz (Araçatuba/SP) – 550 Pontos
3a Ana Laura Savini (Botucatu/SP) – 500 Pontos
4a Rafaela Slaviero (Curitiba/PR) – 500 Pontos
5a Mariana Jubran (Avaré/SP) – 490 Pontos
6a Donata Volpon (Pres. Prudente/SP) – 475 Pontos
7a Simone Zamora Cunha (Pres. Prudente/SP) – 415 Pontos
8a Julia Pereira da Silva (Vargem Grande Pta./SP) – 375 Pontos
9a Eduarda Peres (Potirendaba/SP) – 365 Pontos
10a Lorena Campi Zanini (Matão/SP) – 350 Pontos
FINALISTAS GUABI SILVER RACE
1a Luana Lima Bastos (Bataguassu/MS) – 320 pontos
2a Kelly Caroline Pereira (Avaré/SP) – 295 pontos
3a Ludmila Santiago (Rio de Janeiro/RJ) – 285 pontos
4a Maria Manuela Nogueira (Cravinhos/SP) – 280 pontos
5a Erika Ali (Taubaté/SP) – 280 pontos
6a Maiara Oliveira Alves (Uberlândia/MG) – 280 pontos
7a Giovanna Lasmar (São João Del Rei/MG) – 250 pontos
8a Maria Fernanda Valentim (São Sebastião da Grama/SP) – 220 pontos
9a Daniela Andreotti (São Paulo/SP) – 215 pontos
10a Letícia do Valle (Pres. Prudente/SP) – 210 pontos
FINALISTAS BOOTS HORSE MIRIM
1a Lorena Campi Zanini (Matão/SP) – 560 pontos
2a Olívia Calseverini Ianez (Tabapuã/SP) – 480 pontos
3a Juliana Riberto Dias (Itapetininga/SP) – 280 pontos
4a Mariana Castro de Lucca (São Roque/SP) – 260 pontos
5a Maria Eduarda Ribeiro (Vargem Grande Sul/SP) – 250 pontos
fotos: Adilson Silva/Foto Perigo