Câmara Setorial de Equideocultura recomenda suspensão das emissões de GTA em Pernambuco por 10 dias

IBEqui sugeriu que entidades locais, como a ABVAQ, fossem ouvidas antes de decisão

Em reunião nesta quarta-feira (25/08), a Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou sugestão de proibição das emissões de GTA em Pernambuco por um prazo de dez dias. As entidades foram unânimes na decisão, após os recentes casos de desequilíbrio e desorientação de equinos identificados no estado.

O presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, recomendou que entidades locais e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) fossem ouvidas. “Entendo que precisamos de uma maior compreensão antes da conclusão. Medidas impactantes poderão ter reações negativas na sociedade”, destacou.

A ABVAQ, por meio de seu presidente Pauluca Moura, informou que procurou a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), assim que recebeu a notícia.

“Entramos em contato com os veterinários que atenderam os casos e as propriedades foram imediatamente fechadas pela Adagro. Além disso, foram coletados materiais de todos os animais para exame e identificação. De antemão, os veterinários que atenderam os casos descartaram a Raiva, uma vez que os animais se recuperaram completamente. A ‘roda’, que é quando o cavalo fica rodando em círculos, não aconteceu”, explicou.

Até esta quinta-feira (26/08), Pauluca afirmou que não houve novos casos relatados à Adagro. “A gente acredita que foi uma coisa pontual e estamos dando todo o apoio para que a causa real seja descoberta. Um dos veterinários que conversamos, que pegou um dos casos, relatou que, na região, nesta época do ano, é comum aparecerem animais com esse tipo de sintoma. Isso nos leva a pensar que possa ser uma questão alimentar, alguma erva venenosa que surja neste período específico. Há essa possibilidade”, concluiu.

Decreto 10.766 e balanço do PNSE

Outra pauta de destaque na nona reunião da Câmara Setorial de Equideocultura do MAPA foi a publicação, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25/08), do Decreto 10.766, de 24 de agosto de 2021, em alteração ao Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019. “Foi feito um balanço do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) e o governo publicou o decreto 10.766 para que seja feita revisão do PNSE. É fundamental que as entidades apresentem as suas contribuições”, detalhou Manuel Rossitto.