Adoção de boas práticas e manejo racional dos bovinos é intensificada pela ABQM em provas oficiais

O método usa bandeiras na lida com o gado, durante as competições oficiais do Quarto de Milha

A preocupação com o bem-estar dos equinos e bovinos, durante as provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), não é de hoje, mas vem se intensificando nos últimos anos. A adoção de boas práticas, como o manejo racional do gado é exemplo disso. Já existem vários tipos de metodologias racionais entre o homem e o animal, como a doma racional, utilizada nas boas práticas com os equinos.

“Implementamos o uso de bandeiras para conduzir os animais em todas as áreas que transitam. A bandeira serve como uma extensão do braço do manejador, para facilitar a condução pelo ambiente de currais de espera, área de descanso, corredores paralelos às pistas, além do embarque e desembarque. O manejo deve ter como base os princípios de comportamento destes animais, objetivando mais segurança para todos, maior eficiência nas provas e minimizando o estresse do gado e das pessoas envolvidas no trabalho de lida”, explica Orlando Filho, médico veterinário e gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM.

Essa prática já é usada em fazendas que visam o bem-estar dos animais e consequentemente resultados mais produtivos. O conceito de boas práticas e a forma de tratar os bovinos evoluiu na ABQM, que tem se empenhado em levar informação a todos os manejadores. Através de reciclagens, os profissionais aprendem a lidar com o gado de forma cada vez mais responsável e ética. Inclusive, o ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos’, elaborado pela Associação do Quarto de Milha, tem um capítulo só sobre manejo.

Para que haja eficiência, segurança e garantia de bem-estar, ao manejar os bovinos nas propriedades de origem e nas provas, deve-se levar em conta os conceitos de manejo racional e inteligente. Os manejadores, tratadores, proprietários do gado, técnicos e/ou qualquer pessoa que tenha contato e interação direta com os bovinos nas provas, devem seguir os protocolos do Manual.

O manejador Eidmar Gonçalves, conhecido como ‘Alemão’, começou a lidar com gado ainda criança e está na ABQM desde 2004. “Saber manejar o boi de forma racional só ajuda no nosso trabalho. O gado fica mais tranquilo e rende mais na pista”, afirma. “As modalidades se mantêm focadas em novos estudos e parcerias, buscando a atualização e o desenvolvimento, além do bem-estar único e a manutenção sustentável das práticas esportivas”, completa Caco Auricchio, presidente da ABQM.