#tbt Em treinamento no CTI da Marcha, Tieta volta às pistas em destaque

Vamos relembrar a matéria de capa da edição 16 Revista da Marcha, publicada em abril 2019, que destaca a mula Tieta em sua volta às pistas com o CTI da Marcha.**

Com uma campanha premiadíssima em 2015 e 2016, a mula Tieta ficou fora dos pódios nos anos seguintes. Adquirida por Kako Barros no ano passado, foi levada para treinamento no CTI da Marcha, e as vitórias voltaram acontecer. Apresentada pelo treinador Thiago Leal, ela levou duas motos de premiação num período de quatro meses.

Muito bonita, a mula Tieta sempre chamou atenção de Kako Barros e assim que teve a oportunidade de comprá-la, não mediu esforços para que voltasse às pistas com vitórias. No currículo do animal as conquistas foram muitas, dentre elas bicampeã em Iporá/GO (2015 e 2016); bicampeã Taquaraçu de Minas/MG (2015 e 2016); campeã em Jaguariúna, Jundiaí, Vargem Grande do Sul/SP, Lagoa Dourada/MG, Barretos, Mogi Guaçu, Jacareí/SP, em 2015; Araxá/MG, e campeã nacional mula Jovem. Agora com 8 anos de idade, na propriedade de Kako e treinamento de Thiago Leal, Tieta foi campeã Nacional Enapega 2018; Campeã das Campeãs em Riolândia e Campeã em Londrina, sendo que nas duas últimas provas teve motos na premiação.

“Assim que o Kako comprou a Tieta, mandou-a para treinar em casa e fomos dedicando à sua preparação para chegar aos resultados nas competições. Já na primeira prova que a montei, um importante título foi conquistado, o de campeã nacional na Enapêga 2018. Ele também é proprietário da mula República, que é jovem e vai iniciar sua trajetória nas pistas, enquanto a Tieta descansa e participa somente das provas mais importantes. Tem também o Blindado que foi campeão em Londrina, na primeira prova que participou, empolgando ainda mais seu proprietário”, conta o treinador Thiago Leal.

A história de Kako com animais vem de família, já que seu pai domava mulas e sempre mexeu com tropa de animais. Mesmo não sendo um criador, Kako gosta de adquirir animais para as pistas e isto se tornou uma paixão em sua vida. “Ele gosta e investe muito para ter os resultados que deseja, dando condições para a gente trabalhar em questão de acompanhamento veterinário e os melhores cuidados que os animais precisam. Isto é fundamental, pois quando os resultados chegam, se torna ainda mais gratificante”, continuou o treinador.

CTI da Marcha

Inaugurado em maio de 2018 na cidade de Mairinque/SP, o Centro de Treinamento Intensivo da Marcha tem a volta de Thiago Leal como treinador e participante de competições. “Parei de montar por cinco anos, um período que me dediquei a realizar cursos e consultorias por todo o Brasil. Antes disto, meu currículo tem muitos títulos de destaque, com vários campeonatos nacionais e reservados. Trabalhando com consultoria consegui manter os resultados através dos meus alunos, sendo ainda mais gratificante para mim. No decorrer do tempo, as pessoas falavam que eu não montava mais porque meus alunos me venceriam e eu acho que isto tem que acontecer mesmo, para provar que aprenderam certinho e que meu trabalho continua dando resultado. Minha filosofia de treinamento sempre foi passar tudo que sei aos meus alunos, e agora vou fazer os dois, apresentar animais do CTI da Marcha e continuar com cursos e consultorias. Desde a minha volta a montar no ano passado já conseguimos cinco títulos de campeões, dentre eles o Nacional da Tieta”, conta.

Segundo Thiago, o CTI da Marcha teve o apoio essencial de dois grandes amigos, o Kako Barros que ajudou muito com o que foi necessário para criação do projeto de centro de treinamento intensivo de animal marchador para o esporte; e o Evandro Sanchez que nos apresentou o haras em Mairinque, que sedia hoje o CTI. Atualmente o espaço trabalha uma média de 25 animais de marcha para competições, com uma equipe constituída pelo Diego Poninho e a Bruna Velozo que administra o espaço, enquanto Thiago continua fazendo seu trabalho de consultoria.

Com picadeiro coberto, redondel, pista boa, nadador e redondel eletrônico, além de quase 30 baias, o CTI da Marcha busca trabalhar sempre com animais de esporte de marcha, principalmente objetivando correção final para a pista. “Continuo fazendo cursos agora a maioria aqui em casa e apresento os animais que tem maior potencial, seja Mangalarga, Mangalarga Marchador, Campolina ou muares. Hoje estamos conseguindo trabalhar todas as raças aqui, o que fica bom para todo mundo”, finalizou.

O CTI da Marcha está localizado na Estrada da Servidão, bairro Moreira, em Mairinque. Mais informações pelo fone (11) 97440-3828, com Bruna.

**matéria publicada em abril de 2019, sem atualizações