Realizada em parceria com a Liga Nacional de Rodeio, a primeira live exclusiva de rodeio em cavalos apresentou competidores das modalidades Bareback, Sela Americana e Cutiano desafiando a difícil tropa da Prohorse.
A Fazenda Nossa Senhora de Guadalupe, sede da Prohorse em Barretos, foi palco da primeira live de rodeio em cavalos, organizada pela entidade em parceria com a Liga Nacional de Rodeio. A ideia foi reunir competidores renomados e também iniciantes nos três estilos de montarias – Bareback, Cutiano e Sela Americana – para desafiar os mais difíceis animais da tropa Prohorse, que integram o projeto ‘Nascidos para Pular’. Com apresentação de Esnar Ribeiro, a ‘live’ foi patrocinada pela Cerveja Crystal e promoveu grandes disputas na arena, reunindo apenas os envolvidos na competição e trabalho para seguir todo protocolo de segurança no combate ao covid-19.
A modalidade Cutiano abriu o rodeio, com cinco competidores enfrentando os selecionados animais para definição dos dois finalistas que disputaram o título da categoria. Os dois classificados foram Thiago Mega, aniversariante do dia, que fez a melhor montaria na classificatória com 87 pontos na égua Madona, e José Leal Neto que marcou 86 pontos no cavalo Segredo, ambos passando à frente na disputa. Higor de Brito marcou 83 pontos na Rancheira, enquanto Vitor Losnake e Luís Felipe Calijuri enfrentando Chilena e Meia Noite, respectivamente, não pontuaram.
Na final, Thiago Mega recebeu o esperado presente de aniversário, com o título de campeão ao marcar 90,5 pontos no cavalo Titanic. Emocionado, dedicou o título a sua família. O experiente competidor José Leal, que queria muito montar na Bad Angel, pegou a temida égua no sorteio, e, mais uma vez, a Bad mostrou seu potencial, não dando chances ao competidor.
Bareback
Segunda modalidade na arena, o Bareback contou com seis competidores no desafio e o estreante Jessé Oliveira, representando o estado amazonense, foi o melhor da classificatória marcando 76 pontos na Bad Baby. A segunda posição ficou com o experiente Jaime Freire, de Itatiba, que tirou a nota 74 na Moeda. Os dois se classificaram para a final. Carlos Augusto Rosa fez 72 pontos no Campari; Ricardo Larroyed marcou 67 pontos no Hot Boy, Israel Santos Silva tirou a nota 57 na Paloma e Altino Jr. “Redneck” não pontuou no Piloto.
A final foi de duas paradas, com Jaime Freire fazendo 80 pontos no garanhão Tango e levando o título da disputa. Já o novato Jessé mostrou que está empenhado na modalidade, marcando 71 pontos na égua Jararaca, sendo vice-campeão.
Sela Americana
Na modalidade mais técnica do rodeio em cavalos, a Sela Americana, houve disputa de gerações entre pais e filhos. Os grandes campeões Leandro Baldissera com o filho Hendrik e Armando Losnake com o filho Vitor estiveram montando juntos no desafio aos animais da Prohorse. Dos quatro, o único que pontuou foi Vitor Losnake, com 68 pontos no cavalo Tirano. Baldissera pegou a potra Baby Face, que logo na saída o derrubou, enquanto o filho Hendrik caiu da Yellow Baby e Armando Losnake não parou na Texas Girl. A nota mais alta da classificatória ficou com Carlos Eduardo Morais que marcou 76 pontos no Big Foot.
Na final, Vitor pegou o cavalo Torpedo e caiu antes dos 8 segundos, ficando a vitória com Morais que marcou 67 pontos montando no Blue Steel.
Fomentar o rodeio em cavalos
Henrique Prata e Leandro Baldissera, sócios da Prohorse – entidade que fomenta o rodeio em cavalos no Brasil, especialmente as modalidades Bareback e Sela Americana – ficaram felizes com o sucesso da live e o desempenho dos seus animais na arena. Por pura paixão pelo rodeio, há anos ambos investem no projeto Nascidos para Pular, visando a criação de uma raça de cavalos de rodeio no país, assim como existe nos Estados Unidos e Canadá. E os resultados estão aí.
fotos colaboração: André Monteiro