Será um ‘mano a mano’ nesta terça-feira, 13, onde o brasileiro campeão do UFC desafia o jóquei americano Tim Tetrick, em evento promovido pela USTA – United States Trotting Association, Blue Chip Farm, Nauel Agosti Tetrick Racing, Yonkers Raceway em parceria com Eduardo Bianchi que intermediou as negociações.
Quem diria que os americanos teriam grande interesse em promover uma corrida onde o astro principal seria um brasileiro? Situação inimaginável até a conquista do cinturão do UFC por Charles do Bronx, um apaixonado pelo cavalo trotador que sempre faz questão de mostrar seu hobby ao mundo. Através dos vídeos de divulgação da luta realizada em maio, os americanos souberam da participação de um campeão mundial em corridas, despertando assim a ideia para dar maior visibilidade ao esporte junto ao meio das lutas, outro tipo de competição que também gera muitas apostas. Através do brasileiro Eduardo Bianchi, que mora e trabalha nos Estados Unidos, a intermediação para a realização do evento aconteceu rapidamente e aproveitando a ida de Charles do Bronx para assistir o UFC 264 em Las Vegas, o mano a mano foi formatado para o próximo dia 13, em Nova Iorque. As expectativas são as melhores possíveis, tanto para Charles que realizará o sonho de correr na América, como para os americanos que visam abranger um novo público, apaixonado por lutas.
“Sempre que posso eu incluo o cavalo american trotter nas divulgações das lutas. Toda vez que dou entrevista e tenho alguma gravação, mostro minha paixão pelas corridas e na disputa do cinturão não foi diferente. Por ser a luta principal do UFC em maio, o material que mostra minha rotina com os cavalos pegou muito forte nos Estados Unidos e através do Du Bianchi, que vivencia o esporte lá, eles entraram em contato com o Gia e marcamos a entrevista com a US Trotting, que aconteceu no dia 24 de junho, com o Bianchi me ajudando na tradução. Como estou em Las Vegas para a luta do McGregor x Poirier, rapidamente o pessoal teve a ideia de organizar este mano a mano, com o renomado treinador Tim Tetrick em Nova Iorque. E topei na hora”, conta o campeão mundial Charles do Bronx.
Eduardo Bianchi conta que a USTA o procurou para intermediar o contato com Charles e a ideia deste desafio entre o lutador brasileiro e o jóquei americano é realizar uma aliança entre dois grandes esportes: a corrida e a luta, promovendo maior visibilidade das disputas americanas. “Acredito que será um evento que agradará a todos, pois para o Charles, que gosta do cavalo trotador, vai conseguir mais fãs daqui, em contrapartida, o trote americano vai atrair o público do UFC”.
Enquanto Tim Tetrick apresentará Sumthinboutim, um cavalo de 1:52, Charles estará com Dealt A Winner, animal que registra 1:50. “Foi selecionado um cavalo muito bom para ele e como conheço as corridas no Brasil e daqui, sei que ele vai sentir uma diferença enorme e acredito que a principal adaptação a ser vencida será em relação à velocidade dos animais e qualidade das pistas aqui”, ressaltou Bianchi, que foi o primeiro brasileiro a correr nos Estados Unidos. “Estamos fazendo uma farda para ele e acredito que será uma corrida muito legal de assistir, principalmente porque o Brasil será representado aqui”.
Para Charles, que nos atendeu prontamente de Las Vegas para falar sobre o evento, é um orgulho poder representar o trote brasileiro nos Estados Unidos. “Quem diria um moleque que começou na brincadeira no trote, que tinha o sonho de um dia poder tocar um animal na Argentina, já sair do Brasil e vir direto para uma corrida nos EUA… Isto é um sonho para mim, orgulho de poder representar meu país numa disputa com o melhor jóquei americano na pista de Nova Iorque. Só tenho que agradecer a Deus e a todos que me ensinaram, me ajudaram e ajudam até hoje, vai ser muito legal. Estou feliz demais, pois sou apaixonado pelo cavalo trotador e hoje o mundo sabe disto. Agora é esperar dia 13 para o couro comer”, finalizou do Bronx.