#tbt Conhecendo o Haras Três Rios: ícone entre os Criatórios da Raça Mangalarga

Porque hoje é dia de #tbt vamos relembrar a matéria de capa da edição 127, publicada em fevereiro de 2016, sobre nosso grande parceiro Haras Três Rios, tradicional criatório da raça Mangalarga.**

“Com quase quatro décadas, o Haras da família Raucci conta com um plantel repleto de campeões em várias exposições e campeonatos, consagrando o criatório como “Melhor Expositor do ranking 2014 e 2015 da Raça”.

O amor pelos cavalos foi passado de geração para geração e, há 38 anos nasceu o Haras Três Rios, um ícone entre os criatórios de cavalos da Raça Mangalarga. Segundo Fernando Raucci Netto, o Haras vem se consolidando ano a ano no mercado equestre e conquistando importantes resultados em provas e exposições.
“Em 1972, meu pai Armando adquiriu uma propriedade em Jaguariúna, que já tinha alguns cavalos. Todos os finais de semana nós saíamos de manhã e voltávamos à noite fazendo trilhas pela região”, conta afirmando que a ligação com os animais vem de longa data.
Dos passeios ao início da criação foi um pulo e quase sem perceber, em 1977, a família já tinha éguas criando produtos com sua marca. A escolha pelo Mangalarga foi a opção mais lógica, pois quando faziam trilhas, era o animal que todo mundo queria montar. “Então, não foi difícil escolher essa raça com tantas qualidades (andamento, docilidade e beleza)”, comenta.
Em 1994, a família adquiriu uma propriedade em Itatiba onde estão até hoje, que conta com 42 alqueires e uma excelente estrutura, composta por 60 cocheiras, pista, redondel, sala para coleta de embriões, farmácia e vários piquetes. “Nesses 38 anos de criação, sempre buscamos criar um animal completo, ou seja, aquele que a gente usava e apreciava nas cavalgadas, com bom andamento, dócil e bonito”, revela.
Com esta fórmula, o Haras Três Rios mostrou que está no caminho certo e vem ao longo do tempo, atingindo seus objetivos, conquistando excelentes resultados nas exposições e disputas pelo Brasil, como Grandes Campeonatos e tendo ficado em primeiro lugar do ranking em várias ocasiões, inclusive em 2014 e 2015, consecutivamente. “O Haras Três Rios conquistou o 1º lugar no ranking de expositores da Raça Mangalarga, o que foi motivo de muito orgulho e que vem coroar todos esses anos de trabalho em prol da raça”, explica Fernando.

Armando com o filho Fernando Raucci

Hoje, o plantel do haras conta com seis garanhões: Triunfo Três Rios (Reservado Grande Campeão Nacional Cavalo Pelagem Pampa e pai de vários Grandes Campeões Nacionais), Dunga Vargedo, Saturno OJC, Bárbaro da Jauaperi, Ebano do Ordec e Mundo Novo 42; e 40 matrizes. “No manejo de tudo temos uma equipe com grande experiência, gerenciada por Juscelmo Paiva, que está conosco há mais de 15 anos”, conta.

Armando com a filha Flávia Raucci

Para o futuro, Fernando pretende continuar a criar um cavalo completo com um preço justo para os clientes, mas não abrindo mão da qualidade do animal, buscando sempre o que existe de melhor no trato do dia a dia e na orientação técnica, criando assim animais prontos para exercer qualquer atividade desde um passeio ou até lida com gado na fazenda. 
O haras lançou um canal de comercialização novo: as redes sociais. Só no facebook, a página tem mais de 100 mil seguidores, entre criadores, clientes e admiradores do nosso trabalho. As redes sociais são alimentadas diariamente pela equipe de marketing, gerenciada por Flávia Raucci, filha de Armando Raucci, proprietário do Haras Três Rios. 


“Dessa forma, abrimos os horizontes e ultrapassamos fronteiras para compartilhar com inúmeras pessoas o nosso dia a dia e demonstrar o trabalho de qualidade e grande carinho que é realizado no Haras Três Rios”, esclarece Flávia.


Em 2015, o Haras também saiu a frente ao lançar uma grande novidade no mercado: um site de e-commerce, que vêm trazendo excelentes resultados comerciais. “Assim, pretendemos continuar a nossa história, que, se Deus quiser, se perpetuará, passando através do DNA, para nossos descendentes, todo o amor, dedicação, carinho e respeito que temos pela raça. E que venham as grandes novidades para o ano de 2016!”

**matéria publicada em fevereiro de 2016, sem atualizações