#tbt Rancho Bigorna nasceu da enorme paixão pelos cavalos e muares

Porque hoje é dia de #tbt vamos relembrar a matéria de capa da edição 168 Cavaleiro News, publicada em novembro de 2019, trazendo a história do Rancho Bigorna.**

“A grande paixão pelos cavalos do casal Silvio Parizi e Dalva Marques culminou no nascimento do Rancho Bigorna, hoje transformado em Centro de Treinamento na cidade de São Sebastião do Paraíso/SP, reconhecido no mundo da marcha.

O início de tudo aconteceu após Dalva Marques e o marido Sílvio Parizi terem arrendado a fazenda Império (sufixo OJC) para cuidar de seus animais. Foi nesta época que aconteceu a primeira oportunidade de levar um animal do Rancho para competir, motivo esse de grande alegria para o casal, pois com o sucesso das participações nas provas, surgiu o interesse de alguns criadores e amantes da marcha de levarem animais para treinamento e apresentação no Rancho Bigorna.

“Foi então que, em 2006, inauguramos o CT Rancho Bigorna, em um sítio de nossa propriedade, onde contamos com uma estrutura de pista oficial, redondel, pavilhão com 28 baias, piquetes de tifton, tanto para fornecimento das baias como para relaxamento e banho de sol dos animais hospedados no centro de treinamento”, conta Dalva Marques, que nasceu e cresceu na lida com cavalos, muares e gado.

Como sempre trabalhou com o pai, Pedro Marques, onde morava, Dalva conta que ele dava assistência de ferrageamento na região e ela começou a montar animais de clientes desde os 15 anos, inclusive fazendo doma dos xucros que chegavam. “Nunca tive outra profissão senão essa. Minha vida toda é dedicada a estes animais incríveis, o que é motivo de muito orgulho. Com o passar dos anos, Deus me apresentou Silvio Parizi, outro apaixonado por animais como eu, que me deu a oportunidade de me tornar jurada de Copas de Marcha, como criadora da raça Mangalarga, e também é um grande incentivador do CT Rancho Bigorna. Aliás, o nome sugerido e muito aceito por todos, foi devido a ‘bigorna’ser um importante equipamento utilizado para ferrageamento de equinos e muares”.

 “Meu trabalho com esses animais consiste em muito respeito, primeiro com o indivíduo, buscando sempre uma relação de amizade, pois penso que o animal deve sentir prazer no que faz e nunca se sentir obrigado a absolutamente nada. Inicio os animais no redondel, busco uma aproximação, uma relação de amizade e cumplicidade, onde eu confio plenamente para assim, ter a confiança deles. Acredito que a dona racional seja a mais eficiente, montando primeiramente no pelo, sem sela e sem embocadura, apenas com o cabresto. Só então, após esse trabalho, apresento os equipamentos. A base é a mesma para cavalos e muares, porém a aceitação nem sempre é igual para ambos. Quando me certifico que já entendem e respondem aos comandos básicos, saio do redondel para a pista ou para as estradas em volta do CT”, relata a treinadora Dalva.

O CT Rancho Bigorna tem hoje 12 animais em treinamento para copas e exposições já em fase de competição e mais 10 animais para iniciar no cabresto e doma. “Tivemos a grata satisfação em treinar animais que conquistaram importantes títulos, entre eles: Libra do Vassoural que foi Reservada Campeã de Marcha; Madona do Vassoural, inúmeras vezes campeã e Reservada Grande Campeã na final da Copa na Água Branca, em São Paulo; Carpe Dien do Infinito que foi Grande Campeão Nacional em 2016; Vingança Jedi, que por várias vezes foi campeã e obteve primeiro prêmio na Nacional do Mangalarga, entre tantos outros”.

A equipe do Rancho Bigorna é formada atualmente por 10 pessoas, contando com os que fazem a limpeza e o trato das baias, a base de tudo, pois Dalva acredita que não terá um bom desempenho nos treinamentos e campeonatos se não tiver animais bem cuidados com água fresca, cama limpa e comida no horário certo.

Dentre os sonhos realizados, Dalva ressalta que são muitos, como o CT completo, boas apresentações e bons resultados. Já a realizar, a meta é seguir buscando aprimoramento, descobertas e aprendizado sempre para melhorar ainda mais e promover cada vez mais alegria e satisfação a seus clientes.

Além da preparação de animais, o CT oferece também a oportunidade para quem gosta e não tem envolvimento algum e queira aprender sobre concursos de marcha, provas sociais, funcionais e equitação. “Os clientes podem e devem montar em seus animais, que estão no CT, tanto para lazer, exposições ou copas, acompanhando a evolução dos mesmos durante a sua preparação, pois nossa função e maior satisfação é ver a realização de todos!”

O CT Rancho Bigorna está localizado na Rodovia Lourival Lindorio de Faria – SP 344 – km 255, entre Vargem Grande do Sul/SP e São Sebastião da Grama/SP, telefones (19) 99697-9183 e 19 99736-0053.”

**matéria publicada em novembro de 2019