Corrida no Jockey Club SP foi válida para Calendário Mundial de Corridas do Puro Sangue Árabe

Em páreo de cavalos árabes realizado na pista de grama, a vitória ficou com Gunther Rach nos 1.200 m, e foi válido pela Copa Emirados Árabes Unidos da América do Sul Série Mondial

O Prêmio UAE President Cup Series For Colts II agitou a pista de grama do Jockey Club de São Paulo no último sábado (22). As disputas aconteceram nos 1.200m da pista de grama entre machos da raça Puro Sangue Árabe de 3 anos ou mais, com até uma vitória.

Valendo uma bolsa de R$ 10 mil, o Prêmio UAE Presidente Cup Series For Colts II foi a terceira prova da Copa Emirados Árabes Unidos da América do Sul Série Mondial para Cavalos Puro Sangue Árabe. Ao todo, serão realizadas oito corridas até novembro deste ano, quando acontece a Final do Brasil da América do Sul Mondial UAE President Cup Series.

“Quero agradecer ao nosso patrocinador, Presidente dos Emirados Árabes Unidos Cup Arabian Purebred Classic Series, que acredita no crescimento do cavalo Árabe nas corridas no mundo, principalmente no Brasil e na América do Sul, que junto com a ABCCA e o Jockey Club de São Paulo iniciam um novo ciclo virtuoso de crescimento que certamente colocará o Brasil no roteiro internacional do mercado Árabe de corridas de cavalos do mundo,” expôs Almir Ribeiro, diretor de Corridas da ABCCA.

O campeão Gunther Rach

O Prêmio foi acirrado entre os conjuntos, contudo, na última curva, faltando 400 metros, Gunther Rach – sob a sela do jóquei V. Souza – avançou pelo lado de fora e assumiu a dianteira. Passando, assim, pela linha final com dois corpos de vantagem do segundo colocado, Obstinado Rach, com tempo de 1’21”414.

Ambos treinados por L. Quintana, Gunther Rach e Obstinado Rach são de criação e propriedade do Rach Stud, de Paulo Jamil Saliba. Aniversariante no dia das disputas do Prêmio UAE Presidente Cup Series For Colts II, o criador considerou a vitória um presente.

Premiação ao campeão

“A vitória do Gunther Rach foi meu melhor presente de aniversário. Ele já faz parte das novas gerações criadas especialmente para corridas. Filho do campeão de Enduro Eksort Rach (da família da grande Estokada) com Geneve AJR, cuja linha materna traça a grandes corredores da Rússia, este tordilho tem corrido com muita consistência, sempre se colocando entre os primeiros. Faltava, porém, esta segunda vitória que veio confirmar nossa expectativa de que se trata de um atleta de futuro brilhante”, comemorou o criador.

Brasil no turfe mundial

Ainda de acordo com Saliba, a atual temporada de corridas do Cavalo Árabe tem sido de muita qualidade. “Apesar do momento de pandemia que afasta os proprietários do Jockey Club, recordes têm sido quebrados e os páreos estão cada vez mais competitivos”.

Diante de tais resultados, é seguro em dizer que o Brasil está agora no radar do turfe mundial. “Isso graças aos esforços incansáveis do nosso diretor de Corridas, Almir Ribeiro, que tem trazido patrocínios dos principais países ligados as corridas do PSA no mundo”.

Por fim, Saliba ainda cita o forte investimento dos criadores no Cavalo Árabe de Corrida, que tem trazido sêmen congelado dos principais garanhões da modalidade da atualidade. “E isto desperta o interesse dos proprietários e criadores estrangeiros em nossos produtos. O caminho está traçado e o futuro é muito promissor!”, finaliza.

Resultado completo do páreo

1º: Gunther Rach e V. Souza
2º Obstinado Rach e J. Severo
3º RG Kemir e Jeane Alves
4º RG Kansas e R. Mendonça
5º Vince Rach e I.Silva
6º Graccus Rach e F. Larroque
7º Farouk AJR e J.M. Coutinho

fotos: Divulgação/ABCCA/Ricardo Saliba e Divulgação/JCSP/Porfírio Menezes