O desgaste dentário é um processo normal e contínuo durante a vida dos equinos. As alterações ocorrem gradativas ao longo do tempo de tal forma que acontece certa adaptação do animal ao desgaste, até que suas consequências tornem-se graves ou muito evidentes. Conheça aqui os principais problemas e os que mais ocorrem nos cavalos de todas as raças e, inclusive, nos muares.
Nossa atual realidade demonstra a importância de exames DENTÁRIOS PERIÓDICOS, a fim de manter sob controle o desgaste incorretos, cáries, acidentes com fraturas e perda de dentes, fraturas em mandíbula e maxilar dentre outras alterações que ocorrem na cavidade oral, sendo assim identificando e corrigindo suas alterações precocemente.
A mastigação visa reduzir drasticamente o tamanho das partículas apreendidas pelos lábios e dentes, umidecê-las e pré digeri-las, para uma melhor digestão gástrica e intestinal. A rotina no cuidado dos dentes é essencial para a saúde dos cavalos, devido às mudanças em sua dieta e padrões alimentares após sua domesticação e confinamento, gerando grandes alterações principalmente com certos alimentos inadequados para Equinos e que algumas pessoas inventam para facilitar a rotina e acaba prejudicando e gerando grandes alterações.
Algumas alterações mais comuns na boca e nos dentes são :
- dificuldade para mastigar, deixando cair alimentos da boca;
- emagrecimento progressivo;
- digestão lenta;
- quadro de síndrome cólica;
- alteração comportamental se tornando agressivo;
- movimentos de sacudir, balançar, inclinar, levantar e abaixar a cabeça;
- acúmulo de alimento na bochecha;
- salivação excessiva com ou sem a embocadura;
- resistir ao comando do condutor em parar, recuar, virar para ambos os lados;
- disparar como forma de fulga mordendo a embocadura para aliviar a dor;
- odor fétido;
- presença de sangue na boca;
- queda de performance em cavalos de competição;
- queda de performance nos cavalos de passeios que também é muito comum tornando a cavalgada um desprazer tanto para o cavaleiro quanto para o cavalo.
Particularidades e caractéristicas anatômicas :
Os equinos possuem 12 dentes incisivos, sendo 6 incisivos mandibulares (Inferiores) e 6 incisivos maxilares (Superior), a função dos incisivos é apreender e corta a forragem.
Caninos – geralmete 4 dentes e pode ter alterações de números.
Primeiro Pré-molar ou mais conhecido popularmente DENTE DO LOBO – que na rotina odontológica, sempre é extraido por ser o primeiro dente em contato com a embocadura. Alguns cavalos não ocorre a erupção, ausência desse dente .
Pré-molares – 12.
Molares – 12.
Totalizando 44 dentes.
Outra particularidade é que os dentes possuem uma coroa de reserva de aproximadamente 7 a 10 cm com erupção de 2 a 3mm por ano. Por isso a necessidade do ajuste oclusal e retiradas das pontas de esmaltes dentário.
Muitos proprietários de equinos e muares desconhecem a importância da odontologia na vida de seus animais e muitas vezes fazem usos de artifícios na hora da doma e no dia a dia com o intuito de corrigi-los, mas na verdade acabam proporcionando mais sofrimento ainda, onde uma avaliação odontológica de um profissional com experiência resolveria qualquer tipo de problema e desconforto na boca do animal. Muitos deles desenvolvem a capacidade de se adaptar a determinados desconfortos, passando a sofrer em silêncio e quando observamos um animal que apresenta uma boa condição física não é motivo para dispensar a necessidade de exame periódico e o tratamento dentário, o melhor tratamento é o preventivo, de preferência na ausência verdadeira de sinais e sintomas.
Na minha rotina sou questionado sobre a necessidade de fazer ou não a avaliação odontológica em potros, cavalos idosos e sempre digo que sim, principalmente aqueles que estão prestes a irem para doma e mesmo aqueles que ainda não desmamaram. E sobre os cavalos idosos é muito importante a avaliação periódica pois ocorrem muitas alterações que muitas vezes podem ser resolvidas e aumentando ainda mais a longevidade e proporcionando bem estar e qualidade de vida.
Dessa forma é muito importante a consciência racional das pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente com os equinos em buscar mais conhecimentos, esclarecer suas dúvidas com profissionais capacitados e com experiências. Colaboração: Rodrigo Perbone, médico veterinário, fone 11 9.9728-6972.