#tbt Haras Vicensio continua investindo em genética e, com parceiros, traz OK Commander e Mystery Photo

Nosso #tbt de hoje relembra a chegada dos reprodutores Standardbred OK Commander e Mystery Photo ao Brasil, importados por investidores brasileiros que visam a evolução da criação nacional. A matéria foi publicada na edição 05 da Revista O Trotador.**

Completando 19 anos de nascimento do primeiro potro do criatório e seis do início do projeto de melhoramento genético do cavalo trotador, o Haras Vicensio não para os investimentos em genética e acaba de trazer dois importantes animais da América do Norte, que prometem refinar ainda mais os cruzamentos da raça Standardbred no Brasil.

              Sempre na busca da melhoria genética, o Haras Vicensio realizou uma ousada importação este ano. Após cinco anos de espera por um animal, o criatório acreditou que chegou a hora de um novo passo à frente para proporcionar a todos os criadores brasileiros a oportunidade de ter disponível a mais alta genética mundial. E, para agradar a todos, buscou as melhores genéticas no marchador e também no trotador.

              “Iniciamos nosso projeto de melhoramento genético com a chegada do Spy Hard e as nossas primeiras éguas há seis anos, por sempre acreditar na evolução da raça no Brasil. Mesmo hoje vivendo um momento frágil da nossa economia, decidimos dar continuidade ao projeto e conseguimos adquirir estes destacados animais. Vale salientar que nosso olheiro foi meu amigo Edison Zeni, outro fanático pela raça, que já havia descoberto o Spy Hard e Wonder Dancer em anos anteriores”, conta o criador Mário Vicensio.

Ok Commander

              Desde 2010, quando OK Commander venceu a eliminatória de Meadowlands, com 1:47.4, o reprodutor entrou no ‘radar’ do Haras Vicensio, apesar de na época, estar valendo mais de U$1 milhão, situação totalmente fora da realidade brasileira. Só que, no mesmo ano, o animal teve um problema e finalizou seu ano de carreiras para entrar em recuperação, foi aí que aconteceu a primeira tentativa de compra, mas o proprietário não queria vender seu animal marchador de excelente linhagem.

              “Continuamos seguindo seus passos todos os anos e tentamos outras vezes a compra sem sucesso. Em setembro do ano passado ele foi colocado à venda, mas novamente, não conseguimos. Sabíamos que estava mais próximo o momento e continuamos o contado direto com o novo proprietário, o sr. Andrew, já que sabíamos que sua campanha nas pistas estava no fim e tínhamos que ser rápidos antes do interesse de algum criador norte-americano querer entrar na briga. Em janeiro deste ano iniciamos as negociações e ele começou a receber algumas propostas de parcerias para destinar o animal a reprodução. Nossa primeira proposta foi recusada e acreditávamos que chegava ao fim o sonho que sustentávamos há 5 anos. Em maio, quando não tínhamos mais expectativa, recebemos um email perguntando se ainda estávamos interessados no animal, mantive a proposta anterior e desta vez a compra foi aceita”, relembra a negociação.

              Por se tratar de uma aquisição muito cara e de grande expressão, Mário foi buscar parceiros na realização do sonho e, após algumas ligações, o grupo foi fechado com Walter Ferreira, titular do Haras Expresso; Rodrigo Silva, do Haras Passo Longo; e, posteriormente, Jacir Jorge, do Haras JJ.

Mystery Photo

              Trazer para o Brasil um animal trotador não é uma tarefa muito simples. Hoje, nos Estados Unidos, apenas uma média de 25% dos nascimentos são de animais deste tipo de andamento, o que já dificulta muito a procura pela importação. Fora este índice, a busca de grandes criadores e carreiristas europeus é imensa, e sempre estão prontos para comprar todo trotador que se destaca nas pistas, a qualquer preço.

              “Desde o ano passado estávamos a procura de um novo trotador para utilizar em nossas novas matrizes e, com isto, a procura foi intensificada. Nosso amigo Ricardo Nabas também já estava à procura de uma nova linhagem de sangue e, em algumas semanas de conversa, decidimos trabalhar juntos novamente e montamos um plano de ação para trazer um cavalo diferenciado, unindo nossas forças. Antes de chegar no Mystery Photo tivemos inúmeras tentativas fracassadas de compra, pois muitos reprodutores estavam disponíveis e depois de um dia já haviam sido vendidos”, conta o criador.

              A união dos criatórios Vicensio e Nabas foi determinante para conseguir atingir o objetivo de compra. Mystery Photo é um reprodutor que estava nos planos de criadores canadenses, mas, com o fracasso do programa de desenvolvimento da raça realizado pelo governo, o mercado retraiu e foi aí que surgiu a oportunidade de compra para os brasileiros. “Graças ao nosso amigo James Shanagher, conseguimos ser mais rápidos do que os europeus e a aquisição do Mystery marca uma nova geração de conquistas para nossos criatórios”.

              É a primeira vez que um recordista e campeão mundial vem para a América do Sul e são grandes as expectativas com esta chegada.

              “Tenho certeza que esta nova geração de garanhões com o selo de qualidade e conhecimento do Haras Vicensio e seus parceiros continuará a evoluir nossa criação nacional”, finalizou Mário.

              Na semana seguinte à chegada dos reprodutores no Brasil, o Haras Vicensio e seus parceiros realizaram a apresentação dos animais com churrasco para os amigos e convidados.              A cobertura de ambos animais já estão à venda!

** matéria publicada na edição 05 da Revista O Trotador, em agosto de 2015