#tbt A importância da medicina preventiva equina

Sempre é bom relembrar sobre medicina preventiva equina e como hoje é quinta-feira, dia de #tbt, trazemos aqui um artigo da médica veterinária Maria Julia Giuntini sobre importantes métodos alternativas para melhorar a prevenção na saúde do seu cavalo.

A medicina preventiva equina é uma das vertentes da medicina veterinária, que tem como objetivo prevenir as doenças e lesões, a fim de reduzir o impacto de enfermidades na saúde e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. 

O conceito de medicina preventiva surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina. A ideia básica era mudar o foco da prática médica, que até então se concentrava exclusivamente no tratamento das doenças, para uma visão voltada à promoção da saúde e prevenção de lesões. 

Os equinos de alta performance têm uma rotina frequente de exercícios e treinamentos para as competições, sejam elas de andamento, maleabilidade, trabalho, ou qualquer uma outra que se torne frequente. Com isso, o índice de lesões por movimentos repetitivos torna-se elevado, trazendo pausas no treinamento e nas provas. A medicina preventiva entra como tratamento dessas possíveis lesões, a fim de não deixar o animal debilitado, prejudicando seu desempenho. 

Temos diversas modalidades de medicina preventiva na medicina veterinária hoje, como: Quiropraxia Veterinária, Ozonioterapia, Kinesio Tape, Alongamentos, Fisioterapia, Acupuntura, entre outras. 

A Quiropraxia Veterinária é uma técnica manual, onde trabalhamos diretamente o sistema nervoso através do sistema músculo-esquelético. Com isso se reestabelece a conexão de todos os sistemas do organismo com o sistema nervoso central, corrigindo os complexos de subluxações, compensações corpóreas, restrições de movimentos, além de trazer bem estar para o animal.  Pode ser usada em casos de lombalgias, dores na coluna, tratamento e prevenção de lesões. Etc. A Quiropraxia Veterinária está se tornando popular no meio equestre por ser uma técnica dopping free, com resultados imediatos e otimizando o desempenho dos animais. 

A Kinesio Tape é uma terapia através de bandagens elásticas funcionais adesivas, que pode ter diversas funções, dependendo da forma de aplicação. Podem ser utilizadas como prolongadoras de efeito de outras terapias como a Quiropraxia Veterinária, correções de angulações, assimetrias musculares, analgesia, drenagem linfática, sustentação muscular para transporte, etc. É comum observar os animais usando nos intervalos das competições, uma vez que a FEI (Federação Internacional Equestre) príbe o uso durante as provas mesmo sendo uma técnica dopping free. 

A Ozonioterapia consiste em uso de gás O³ (ozônio), que é uma trimolécula de oxigênio, que tem capacidade viricida, fungicida, antimicrobiana, com alta capacidade recuperativa e analgésica. É uma técnica antiga que vem ganhando campo para o tratamento preventivo dos animais, podendo ser usada por via tópica, sistêmica ou por meio de susbstâncias adequadas em concentrações específicas para aumento da imunidade, ação anti-inframatória, bactericida, fungicida, analgesia, tratamento de lesões de pele e feridas, otites, etc. A Ozonioterapia também é uma técnida dopping free que pode ser usada de forma preventiva e resolutiva. 

As enfermidades que acometem equinos podem ser tratadas ou evitadas com o uso da medicina preventiva, a qual é capaz de promover uma prevenção contra lesões e em casos de lesões já pré-estabelecidas, uma cura eficiente, uma recuperação adequada, muitas vezes sem a utilização concomitante de medicamentos e uma condição favorável das estruturas corporais, adaptando-as ao exercício. 

O custo do reparo, geralmente é maior que o custo da prevenção! 

Procure um médico veterinário habilitado para tratar seu animal com terapias específicas! 

Colaboração: Maria Júlia Giuntini, Médica Veterinária especialista em Quiropraxia Veterinária e Kinesio Tape. Fone: (11) 99593-4925