Quinta-feira é dia de #tbt então vamos relembrar a vitória brasileira no The American, em matéria publicada na edição 149 do Cavaleiro News, em março de 2018, mostrando a vitória do brasileiro Juninho Nogueira junto ao parceiro Kaleb Driggers, na modalidade Team Roping, no The American.
“Pelo quinto ano consecutivo participando do The America Rodeo e batendo na trave a maioria das vezes, Juninho Nogueira e Kaleb Driggers os campeões deste ano na modalidade Team Roping, o mais rico rodeio de um só dia dos Estados Unidos, levando o Brasil ao topo do podio.
Com a participação de 10 brasileiros na final do The American Rodeo, entre as modalidades Team Roping, Tie-down Roping e montaria em touros, Juninho Nogueira foi o destaque entre eles, já que foi o único representante do Brasil a vencer a acirrada disputa. Ele e o parceiro Kaleb Driggers passaram para a final após marcarem o menor tempo da arena do AT&T Stadium, 3,32, e no Shoot Out, também foram os vencedores com 4,57.
Muito emocionado, Juninho ao subir ao pódio para receber a fivela de campeão e a premiação, ressaltou que a vitória era ainda mais especial, por acontecer no dia seguinte em que seu saudoso pai Lucinei Nunes Nogueira “Testa” foi homenageado pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) passando a integrar o Hall da Fama.
“Hoje foi um dia muito especial para mim, pois estava lembrando o tempo todo no meu pai, que foi homenageado lá no Brasil no Hall da Fama da ABQM. Minha mãe foi lá e recebeu o troféu, além deles também terem feito uma homenagem para mim, aproveito para agradecer tudo isto e a todos que torcem por mim aqui. Lembrei que quando meu pai faleceu ele estava no rodeio, ele morreu quando estava chamando o nome dele para entrar no brete, pensei que meu pai deu 100% dele e morreu tentando, fazendo o melhor que ele podia fazer, então acreditei e foquei ainda mais, lembrando isto tudo, e hoje foi demais. Foi muito apertado a classificatória e no final a gente teve que fazer uma laçada praticamente limpa para ganhar. Deu certo, foi emoção demais. Fiquei muito feliz por mais esta benção de Deus”, contou o campeão após a vitória.
Com vários brasileiros presentes, a comemoração foi geral e a dupla de Juninho superou os times formados por Chad Masters e Paul Eaves, Erich Rogers e Cory Petska e Speed Williams e Wesley Thorp.
Juninho foi o único brasileiro a passar para o Shoot Out, já que na primeira apresentação foram 15 competidores (exceto nos três tambores que foram 20), saindo quatro de cada modalidade.
Mais resultados
Na disputa pelo bônus de U$ 1 milhão, três dos competidores que passaram pelas semifinais dividiram a premiação. Na modalidade Bareback, o tetracampeão mundial Kaycee Feild foi o primeiro deles, levando o título e parte do bônus; o mesmo acontecendo com o hexacampeão Matt Reeves no Steer Wrestling; e Cort Scheer, no Saddle Bronc, cada um levando para casa U$ 433,333.
Entre os convidados para o The American, que receberam cheque de U$ 100 mil, além de Júnior Nogueira e Kaleb Driggers, foram campeões Taci Bettis nos Três Tambores; Jess Lockwood, atual campeão mundial da PBR, na modalidade montaria em touros; e Marty Yates no Tie-Down Roping.
Semifinais
Na semana que antecedeu o The American, vários brasileiros passaram pelo Cowtonw Coliseum, em Fort Worth, onde aconteceram as semifinais do evento. Através de parceria com a Liga Nacional de Rodeio, eles se classificaram para serem os representantes brasileiros de suas competições no evento.
Na modalidade 3 Tambores, os irmãos Fernanda e Paulinho Cavaleiro, junto ao Matheus Costa, tentaram a classificação entre quase 300 participantes, mas não avançaram na disputa.
Também no Laço, os representantes brasileiros não passaram nas semifinais, o mesmo acontecendo com os competidores da Sela Americana e Bareback, que pela primeira vez participaram do evento.”
foto: Samara Bedendo
*matéria publicada em março de 2018 na edição 149 do Cavaleiro News