Unindo experiência de muitos anos no meio, solidariedade e uma enorme paixão pelo rodeio, o Festival dos Campeões está sendo formatado para fazer história, valorizando os profissionais do rodeio completo, envolvendo a família e ainda tendo o diferencial da solidariedade, já que será um campeonato com 100% de arrecadação em prol do Hospital de Amor.
Criado para ser o evento da solidariedade e da família, o Festival dos Campeões será solidário e ao mesmo tempo objetiva proporcionar um espetáculo áudio-visual, levando ao público atrações e atividades que o envolverá de maneira inédita. Elaborado por quem vivencia o mundo do rodeio há mais de 30 anos, o novo campeonato propõe-se a criar um público fiel para o esporte, reforçando suas raízes e tradições, além da valorização dos profissionais e animais do rodeio.
O Festival dos Campeões será comandado por três ícones do rodeio brasileiro: Henrique Prata, Leandro Baldissera e José Uilson Freire.
Presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata dispensa apresentações, sendo um dos precursores das modalidades Sela Americana e Bulldog no país, é um apaixonado pelo rodeio sendo sócio de Leandro Baldissera na ProHorse, entidade que visa fomentar as modalidades Sela Americana e Bareback no Brasil, que vem desenvolvendo uma raça específica de cavalo de rodeio no Brasil, através da importação de animais americanos e canadenses de linhagens excepcionais.
Um dos atletas mais respeitados do rodeio brasileiro e principal ícone da modalidade Sela Americana do país, Baldissera é outro apaixonado pelo rodeio e não mede esforços para investir na evolução do esporte no país. Com inúmeros títulos em todos os principais rodeios brasileiros – é 10 vezes campeão de Barretos – também tem conquistas nos Estados Unidos, México e África.
Formando o trio, José Uilson Freire é um dos mais atuantes profissionais que sempre esteve envolvido com grandes inovações do rodeio brasileiro, idealizando eventos diferenciados, além de ter criado o maior e melhor campeonato de rodeio do país, que se destacou pela valorização dos profissionais, competidores e animais do rodeio. Afastado do meio há cinco anos, ele ressalta que a retomada dos projetos com rodeio não poderia ter sido da melhor forma, junto a amigos e profissionais gabaritados, objetivando ajudar o próximo.
“Estava fora do rodeio, mas continuo com toda estrutura usada pelos melhores campeonatos dos EUA e Canadá guardada e pronta para as arenas. A paixão pelo rodeio é grande e voltar agora com um perfil diferente é muito empolgante. Queremos mudar conceitos e preencher uma lacuna que está vazia há tempos, envolvendo a família por uma causa mais do que nobre, que é ajudar o próximo através da arrecadação em prol do Hospital de Amor”, continuou.
O Festival dos Campeões terá etapas padronizadas, todas com rodeio completo nas modalidades Ranch Sorting, Team Roping, Três Tambores, Bareback, Sela Americana, Cutiano, Breakaway Roping e montaria em touros. Além das atividades na arena, também contará com uma programação envolvendo a família unindo ainda a divulgação na prevenção do câncer.
Segundo José Uilson, o campeonato terá 10 etapas. “Queremos fazer estas ações nos grandes centros do país e já estamos contatando algumas cidades, assim como grandes parceiros na empreitada. Agora é esperar esta pandemia passar, para podermos dar o ‘start’ com um evento especial apresentando todo o projeto”.
Na opinião de Leandro Baldissera, a expectativa é grande pois é tudo que o rodeio brasileiro está precisando. “Fazer o que a gente ama e ainda ajudando o próximo, através de uma instituição reconhecida que ajuda tanta gente como o Hospital de Amor é maravilhoso. Esta união do rodeio, que é nossa paixão, junto à solidariedade, é o sonho da minha vida. Estou muito ansioso para o lançamento e já estamos trabalhando bastante para que seja um sucesso”.
Trabalhando nos bastidores, o trio só está aguardando a liberação total dos eventos, para fazer o lançamento oficial do Festival dos Campeões, um Rodeio por Amor.