A maior feira equestre do mundo, Equitana, aconteceria entre os dias 13 e 21 de março, em Essen, na Alemanha, mas devido à pandemia do covid-19, ela foi cancelada no período.
“Esta decisão não foi fácil para nós, mas tomamos após consultas com nosos expositores e parceiros”, disse Benedikt Binder-Krieglstein, CEO da Reed Exhibitions Deutschland GmbH, realizadora do evento. “Olhando a evolução da pandemia em curso não está claro quando os eventos poderão ser reabertos seguramente nos meses que estão por vir. Estamos, na verdade, sentindo a incerteza entre nossos expositores também. Então, nossa decisão agora é, certamente, prover planos para todos participantes”.
“Sabemos o quanto toda indústria equestre está ansiosa pela próxima Equitana. Também sabemos quão importante este show equestre mundial é como um lugar de comércio e encontro para a indústria e o as altas expectativas são com isto associadas”, disse a diretora da Equitana, Christina Uetz.
Uma edição ‘enxuta’ da feira era, portanto, impensável, ela ressaltou. “Já estamos em intensa troca com nossos parceiros, fazendo tudo que podemos para oferecer uma boa alternativa em tempo hábil”, continuou.
Para a representante da Equitana no Brasil, Patrícia Opik, “desde que começou a pandemia, a Europa foi mais radical em relação aos eventos. Quando os governos começaram a fechar as fronteiras eu já comecei a sentir a dificuldade que seria a realização da feira em março, mas eles esperaram até o último momento para tomar esta decisão anunciada esta semana. É uma pena, pois vários brasileiros que foram ano passado já estavam nos procurando para reservar sua ida em 2021, além dos clientes querendo expor”.
Por ser uma feira muito grande, que recebe público superior a 200 mil pessoas, o controle numa situação de pandemia seria difícil. “Então, eu acredito que não temos que correr riscos e penso que o trabalho este ano foi difícil para todos os países e no Brasil não foi diferente. As pessoas não estão querendo sair de casa aqui, imagina ir para outro continente. É muito triste, mas ganhamos um fôlego para trabalhar muito mais, quando for anunciada a nova data”.
A Equitana irá atualizar a comunidade sobre os planos para 2021 o mais rápido possível.