#tbt Invasão brasileira na Argentina

Nosso #tbt de hoje traz matéria publicada na edição 03 da Revista O Trotador (novembro 2014), com a cobertura do Gran Premio Nacional de Adultos realizado em outubro de 2014, no Hipodromo de Hurlingham, em Buenos Aires. Vamos relembrar?

Grande participação brasileira

“Considerado um dos maiores eventos do cavalo trotador da Argentina, o Gran Premio Nacional de Adultos movimentou o Hipódromo de Hurlingham, na grande Buenos aires, entre os dias 11 e 13 de outubro. Inúmeros brasileiros marcaram presença, não só entre o público, mas também como jóqueis e proprietários de animais participantes do GP. Estivemos por lá conferindo e trazemos aqui um pouco de tudo que vivenciamos.

Soñar venceu o GP

Em dois dias de evento, o cavalo trotador movimentou Hurligham para a definição do vencedor do 35o Gran Premio Nacional da Argentina. Devido à muita chuva dias antes do evento, ele foi adiado em um dia para dar condições à pista, tendo as séries classificatórias no domingo, 12, e a final na segunda-feira, 13, feriado no país. Por incrível que pareça o público foi maior nas classificatórias do que na final, devido ao valor do ingresso cobrado (25,00 pesos no domingo e 80,00 na segunda) e, com certeza, os brasileiros ajudaram muito a encher o recinto nos dois dias. A égua Chucaro Art Soñar, do Stud El Escondido, surpreendeu a todos e foi vitoriosa no Gran Premio.

Sueño vice campeão

Exclusivo ara animais de 1a categoria, o G Nacional de Adultos é a carreira mais importante da Argentina, segundo Leonardo AGusti, presidente da ACAAT – Associação dos Criadores Argentinos de American Trotter. Participaram 22 exemplares, divididos em três séries (classificatórias), para a definição dos dois melhores de cada série, além dos dois melores tempos dos 3o colocados, que também se classificam e formam o páreo final com oito participantes.

“É muito importante a visita de tantos brasileiros em nosso evento, sendo que quando ele acontece em Buenos aires, pela facilidade de acesso, vemos esta participação ainda maior. Como no GP correm os melhores exemplares da atualidade o GP acaba sendo a possibilidade de proprietários brasileiros adquirirem bons animais para seus planteis”, ressalta Agusti.

A relação entre o Gran Premio e o Brasil vem de longa data. No começo da década de 70, aconteceu a primeira carreira internacional, com a participação do brasileiro José Maria dos Santos, proprietário e jóquei e, a partir daí, mais e mais brasileiros participam ativamente do evento. O primeiro e único beasileiro até agora a levar o título foi Francisco Gomes, o Kiko, em 2011, com o cavalo C K Orlando.

Classificatórias

No Gran Premio deste ano, a participação verde e amarela foi marcante: dentre os 22 animais, oito são de propriedade de brasileiros e quatro deles também apresentados por jóqueis brasileiros.

A 1a série classificatória já apresentou dois destes animais: Chucaro Art Soprano, do jóquei Rodrigo Gomes Silva (Stud Passo Longo, São Paulo/SP); e Gora Arts Irlandes, de propriedade de Willian Pereira (Stud Máquina Quente, São Paulo/SP). Fazendo o melhor tempo dentre os terceiros colocados, Soprano e Rodrigo se classificaram para a grande final. Chucaro Arts Sueño, campeão de 2013, era o grande favorito deste ano. De propriedade do brasileiro Daniel Colombari, de Ribeirão Preto/SP, o animal foi adquirido em 2012 e somente participa de carreiras na Argentina. Segundo Daniel, a compra do animal foi por paixão à primeira vista, tendo várias histórias com ele. A grande maioria dos presentes acreditavam na sua vitória, pela sua invencibilidade no último ano e tabém por ter se classificado com o melhor tempo de todas as séries: 1:57.67, conduzido por Leonardo Agusti.

A K Lissing, 2o lugar no GP Consolação

Ainda na 2a série, mais três animais de brasileiros estiveram na disputa: Albion King Lissing, conduzido por André Carvalho (Porto Alegre/RS), que ficou com a quarta posição; Elaine Log Little Logan, com Feu Marques (Jundiaí/SP); em 6o lugar; e Gora Arts Austral, com Anderson Silva (Campinas/SP), na última posição.

Willian Pereira com G A Irlandês

Finalizando as classificatórias, na 3a série mais dois animais de brasileiros: Chucaro Art Digno, segundo colocado no páreo, já classificado para a final de propriedade de Willain Pereira (Stud Máquina Quente); e Uril Log Espectante, recém adquirido pelo jovem Lucas Barboza, que ficou na última colocação. O páreo final do GP foi formado por Chucaro Arts Sueño, Albion Whatapacer Tamil, Calchaqui King Overland, Chucaro Art Soñar, Gora Arts Brigadier, Chucaro ARt Soprano, Albion King Vandalo e Chucaro Art Digno.

GP 2014

Soprano com Rodrigo Gomes

Superando todos os machos classificados par ao GP, inclusive seu irmão CH A Sueño considerado favorito na disputa, CH A Soñar venceu o disputado título. Sueño defendia o campeonato e fazia um ano que não perdia uma carreira, mas Soñar, conduzida por Marcelo peralta se colocou a frente e chegou em primeiro lugar, com o tempo de 1:58.32, para festa dos argentinos, que comemoraram muito em pista.

Sueño foi o segundo colocado no acirrado páreo, tendo como driver Leonardo Agusti e, em terceiro lugar, CH A Soprano, conduzido por Rodrigo Gomes Silva. É o quinto ano consecutivo que Rodrigo participa do Nacional sendo que, por três vezes entrou na final. Sua melhor colocação foi um segundo lugar e dois terceiros, incluindo o deste ano.

“Vou sempre para Argentina e, quando posso, corro lá, tenho até um recorde de pista em Chivilcoy com o animal CH H Estilo, marcado 1:55.05, promedio de 1:11.7. Já este ano, o Soprano atendeu todas minhas expectativas pois os dois primeiros eram realmente os favoritos e cheguei bem perto deles. Muita gente ligou parabenizando pela corrida, pois surpreendeu muitos”, conta Rodrigo, que é proprietário do animal em sociedade com o amigo Fernando Sosa.

Em breve Rodrigo estará trazendo o cavalo para o Brasil e já está procurando por outro animal na Argentina para participar do Gran Premio 2015. Ele correu mais alguns páreos no evento e venceu a última carreira da segunda-feira, com CH A Derroche, com o tempo de 2:01.97, e mais festa brasileira em pista.

No GP Consolação, onde os brasileiros André Carvalho com A K Lissing, e Feu Marqus com Elaine Log Little Logan participaram, o vencedor foi Chucaro Arts Entonao, seguido por A K Lissing na segunda posição.

Muita comemoração brasileira em pista

“Há mais de 10 anos acompanhamos os Nacionais na Argentina e em agosto adquirimos A K Lissing já com o objetivo de participar deste grande evento. Neste período fui algumas vezes para a Argentina, participei de umas quatro carreiras antes do Nacional e tive uma vitória. Ficar em segundo no GP Consolação superou nossas expectativas, pois foi a estreia em Nacionais. A experiência foi muito boa e agora iremos trazer o cavalo para o Hipódromo de Porto Alegre, pois queremos correr a Copa dos Campeões do próximo ano em São Paulo e voltar com ele para o Nacional da Argentina ano que vem”, explicou o jóquei André, que estava acompanhado de todo o pessoal do Stud São Jorge, cerca de 50 representantes do sul do país.

Além das carreiras principais outros brasileiros também correram páreos normais no evento, como Lucas Barboza, que estreou em pistas argentinas; Francisco Gomes, o Kiko; Rogério Dias Moreira, o Zelo; Michel Samazza; e Willian Pereira. O primeiro páreo do dia, na categoria 5a Raia, teve como campeão Seley Muñeco Muñeca Brava, de propriedade do Stud Fenômeno, abrindo o dia com a torcida brasileira na pista. Mais uma vitória verde e amarelo aconteceu no 12o páreo, 1a categoria, com Gora ARts Austral conduzido por Anderson Silva, fazendo o tempo de 2:02.08, o mais rápido da carreira. Finalizando a programação, o 14lo páreo também trve um brasileiro como campeão: Rodrigo Gomes Silva com Chucaro ARt Derroche, marcando 2:01.97.

Haras El Ceibo

Completando 53 anos de criação da raça American Trotter, o Haras El Ceibo, capitaneado por Leonardo Agusti, que apesar de não teer sido campeão como jóquei, comemorou muito a vitória dos três primeiros exemplares do Nacional, todos de sua criação. “Nosso primeiro exemplar foi Amor Ceibo e o nome já diz tudo. Neste Nacional de Adultos, os três primeiros postos foram ocupados por animais de nossa criação e os três são netos de Chucaro Noble Sonia. Mais uma vez ressalto aqui o nosso sloan que é ‘Prioriar qualidade sobre quantidade'”.

Dos 22 animais participantes, cinco foram Chucaros e quatro entraram na grande final, além de outro vencer o GP Consolação (Chucaro Arts Entonao). “Estamos muito felizes com os resultados”, disse Agusti.

Quando questionado sobre uma comparação entre Brasil e Argentina, o criador perguntou brincando: no futebol ou no trote? “Acredito que os dois países estão muito bem com suas criações, mas em minha opinião, aqui ainda se cria melhor pela questão das terras. Até agora a Argentina predominou enquanto criação, mas o Brasil está crescendo muitíssimo pelo que tenho visto. Com este grande contato que temos entre os países, seria interessante pensarmos em fazer um Gran Premio Sulamericano, uma vez em São Paulo, na Sociedade Paulista de Trote, e outro ano aqui na Argentina, com a participação de animais dos dois países. Este sim seria um crescimento grande para os dois países. Capacidade e possibilidade disto acontecer existe, e em minha opinião é a integração que falta”, finalizou.”