Nosso #tbt de hoje traz o cavalo Neutral, que foi destaque na capa da Revista O Trotador edição 06, em novembro de 2015. Animal que tinha uma legião de torcida, foi um orgulho para o Stud Fenômeno e também da raça american trotter.
“Com um currículo de grandes vitórias, Neutral é um dos poucos animais que possui fãs em todas as pistas que se apresenta. Há pouco mais de três anos no Brasil, ele está fazendo história por manter sua performance durante este período.
Orgulho do Stud Fenômeno, o cavalo Neutral marca a história da raça American Trotter no Brasil, não só pelas inúmeras conquistas mas pela permanência da campanha durante tanto tempo. Dentre os títulos conquistados estão a Copa dos Campeões, Rei da Milha, Taça de Ouro, dentre outros Grandes Prêmios e Clássicos de destaque. Por tudo que já fez até aqui e ainda vem fazendo, Neutral é hoje um cavalo que merece todo o respeito dos apaixonados pelo trote.
Há quase quatro anos trazido da Argentina por Willian Pereira, do Stud Máquina Quente, Neutral foi vendido para Edison Paulinho, com quem já iniciou uma vitoriosa campanha. “O Neutral é um cavalo que me orgulho por ter importado para o Brasil. Ele provou suas grandes qualidades, a maior delas ser um cavalo de grande coração como dizemos. É incrível, pois ele mantém uma performance de ponta por muito tempo, e por isto o considero especial e acima da média”, ressalta Willian.
Para o atual proprietário, Eduardo Magrini, titular do Stud Fenômeno, o Neutral é um cavalo que dá muitas alegrias e não tem preço. “Vai fazer dois anos que ele está na minha mão, quando eu o adquiri ele já vinha se destacando e acabei comprando pela campanha maravilhosa que estava fazendo, sendo invicto por vários anos em torneios”.
Com o diferencial de se manter pelo menos por três anos no topo, quebrando recordes, Neutral é um craque. “Vieram muitos outros animais mas que não tem o mesmo histórico de se manter como ele, fazendo 1:54, 1:55, provando desempenho nas pistas e correndo todo final de semana, por isto acredito que merece todo o nosso respeito”, continuou Du Fenômeno.
Velocista e muito manso, neutral foi apresentado por um bom período pelo jóquei Mateus Fávaro, ainda com 13 anos. Segundo Du, este é um dos fatores que também colaborou para que o animal ficasse famoso, já que era praticamente uma criança tocando um cavalo tão veloz, chamando a atenção de todos na pista.
Todas as vitórias do Neutral foram importantes, mas a que mais marcou o seu proprietário foi na Copa dos Campeões do ano passado, em Viracopos, onde ele foi apresentado pelo Mateus numa acirrada disputa.
“O neutral é um cavalo que não vendo de forma alguma. Ele morre aqui comigo, não vendo para ninguém. É como a Martucha, uma égua trotadeira que tenho, que fez bela campanha e que são os meus xodós. Eles não têm preço”, ressalta o proprietário.
Stud Fenômeno
Criado em 97, o Stud Fenômeno é a realização de uma paixão de criança que vem no sangue de Eduardo, pois seu pai já mexia com cavalos. O nome surgiu através de um amigo, o Robertinho, que sempre o chamava de Fenômeno. “Ele me falava que eu era um fenômeno, que eu tinha que continuar, que tudo iria dar certo. E deu! Então coloquei Stud Fenômeno e agora todos me chamam assim. A paixão pelo trotador veio do meu pai, passou para mim e já estou passando para meu filho também. Hoje, pela quantidade de animais que trago da Argentina e também compro aqui acabei me tornando comerciante no meio”.
Antes do Neutral, outros cavalos já fizeram história no Stud Fenômeno, começando pelo Catrilho, passando pelo Juncal, Esplendido e o Eterno, mais recentemente. “Sempre busco os melhores e posso afirmar que os melhores cavalos já foram meus. Não me gabando, mas não é à toa que me conhecem como Fenômeno”, brinca.
Nesta busca pelo melhor, Du conta que recentemente adquiriu o animal Captanejo, de 3 anos, que vem fazendo uma ela campanha na Argentina. “Creio que ele possa té superar o Neutral no Brasil quando chegar, mas, por enquanto vai ficar na Argentina. Tenho um sonho a realizar que é ganhar o Nacional lá e vou tentar novamente com o Captanejo. Esta é minha meta e vou lutar para isto”.
Du Fenômeno ressalta o apoio da esposa Regiane Silva nas corridas e também o trabalho feito pelo seu treinador, o Betão, um senhor apaixonado pelo cavalo trotador que cuida de todos os animais com o maior carinho, agradecendo-o pelo empenho”.
*matéria publicada na Revista O Trotador, edição 06, em novembro 2015.
Infelizmente, na edição de julho de 2016, noticiamos o falecimento de Neutral:
“Neutral deixa saudades
Capa da edição de novembro do ano passado, o premiadíssimo cavalo Neutral, de propriedade do Stud Fenômeno, veio a falecer após tomar um antibiótico e sofrer choque anafilático, deixando saudades nos muitos fãs que conquistou desde que chegou ao Brasil.
Uma máquina se despediu do mundo do cavalo trotador no dia 19 de março. O famoso Neutral, que estava inscrito para sua terceira participação na Copa dos Campeões, sofreu um choque anafilático após tomar um antibiótico, segundo informou seu proprietário, Eduardo Magrini.
Um dos poucos animais que fez nome entre os fãs do trote, é triste saber que não teremos mais o Neutral nas corridas Brasil afora, onde chamava a atenção de todos. Quase se falava em Neutral todos paravam para assistir sua apresentação.”
Para atualizar a matéria entramos em contato com Du Fenômeno que ressaltou:
“Muitos cavalos passaram pela minha mão depois do Neutral, mas nenhum o superou. É claro que muitos animais hoje superaram seu tempo nas pistas, pois temos cavalos fazendo 1:53, mas nenhum se mantém na fase, como o Neutral se manteve por dois, três anos, ganhando. Além disto, foi um cavalo que reuniu uma legião de fãs. Além de ter trazido muita alegria para mim, também trazia para o público em geral. Sou feliz por ter sido seu proprietário, uma cavalo que fez história, sem sombra de dúvidas!”