A época em que o rebanho demonstra comportamento sexual é chamada de estação de monta. Os cavalos manifestam essa conduta em períodos bem definidos durante o ano e, por isso, é classificado como um animal polistérico estacional.
Nesse caso, se inicia na primavera quando os dias são mais longos e possuem maior quantidade de luz natural. A reprodução equina está diretamente ligada à maior luminosidade, pois as éguas aumentam o cio e o período de competência sexual.
Como já foi mencionado nas outras matérias sobre reprodução equina, o manejo reprodutivo dos equinos deve ser acompanhado por um médico veterinário especializado, para prezar o bem-estar desses animais e obter os resultados desejados ao final da estação de monta.
A temperatura e a condição corporal são as questões fisiológicas que definem a estação de monta, interferindo na sazonalidade das éguas. O ciclo estral da égua pode atrasar no inverno e com baixas temperaturas, portanto a monta também é influenciada pela condição corpórea do animal.
Preparação para a estação de monta
Para ter maior aproveitamento, a estação de monta precisa ser bem planejada pelos criadores e veterinários e, consequentemente, alcançar bons índices de reprodução.
O primeiro passo é avaliar a condição reprodutiva dos animais. O objetivo do exame andrológico é analisar a fertilidade e a qualidade do sêmen dos garanhões e o processo de armazenamento do sêmen tem que ser altamente eficiente, já que nesta etapa pode haver a perda da qualidade do material coletado.
Pensando nas éguas, é fundamental realizar o exame ginecológico desses animais para que exista a identificação do ciclo estral durante a estação de monta, além de preparar as doadoras e receptoras. Além disso, o diagnóstico ginecológico, ajuda na separação das matrizes e das receptoras permitindo o pareamento e o manejo correto das éguas nesse período que pode ser estressante.
Para a preparação da estação de monta, os equipamentos laboratoriais devem também estar sob rígidos critérios de qualidade para que não corra o risco dos materiais coletados sofrerem alterações.
Monitoramento durante a estação de monta
A estação de monta é um período do ano determinante para reprodução equina de qualidade, por isso é preciso que todas as matrizes e garanhões já tenham passado pela preparação. Nesse período é necessário um maior cuidado, como: Nutrição balanceada; Exames de ultrassonografia nas éguas, com o intuito de se verificar as condições uterinas; Definição de matrizes e receptoras; Pareamento de garanhões e matrizes; Vacinação; A própria realização da monta, por meio de diferentes técnicas; Uso de biotécnicas como inseminação artificial e transferência de embriões; Diagnóstico da gestação; e Acompanhamento gestacional.
Além de todos esses cuidados, é indispensável o acompanhamento de profissionais especializados para que o processo reprodutivo tenha sucesso e mantenha a saúde bem-estar do animal.
Por: Vitória Junqueira