O manejo equino é muito complexo, envolve muitos cuidados em diferentes aspectos e independe se os animais aparentam ser resistentes e fortes.
Todos os equinos necessitam de cuidados específicos de acordo com as funções que desempenham para que se mantenham em forma e com saúde. Mais uma vez, os avanços tecnológicos na área da medicina veterinária está ajudando na manutenção da saúde dos animais, possibilitando diagnósticos precoce e ainda, oferecendo diversas possibilidades.
Os exames laboratoriais são uma dessas tecnologias avançadas, que permite ao médico veterinário fazer uma análise precisa e completa da saúde interna do animal, desde a prevenção até os diagnósticos de diversas doenças.
Tipos de exames laboratoriais veterinários mais frequentes em equinos
Os exames laboratoriais não devem ser realizados apenas quando há suspeita de alguma enfermidade, mas devem ser inseridos na rotina de cuidados e no manejo animal.
Quando os animais apresentam problemas ao desempenhar suas atividades e estão aparentemente saudáveis, os exames podem detectar alguma doença que esteja prejudicando-o. Isso porque animais aparentemente saudáveis, podem apresentar problemas de desempenho. Existem alguns exames que devem ser incluídos no manejo do equino, entenda a diferenças entre os preventivos e oficiais.
Os Exames Oficiais são os obrigatórios para o transportes intermunicipal e interestadual de animais. Entre eles estão, o exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e, dependendo da legislação do estado, o exame de Mormo. A validade é de 60 dias e com o resultados destes, é possível emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Os Exames Preventivo são os que não possuem uma exigência legal, mas servem como prevenção de algumas doenças. Com este procedimento é possível acompanhar a saúde dos equinos e permite o diagnóstico de enfermidades em fase inicial, é como um check-up.
Os exames realizados com mais frequência são através dos procedimento, o hemograma e a análise de eletrólitos. O hemograma é a análise sanguínea e pode indicar diversas doenças em estágio inicial, além de auxiliar no cuidado e no manejo nutricional de equinos.
Já a análise de eletrólitos, permite o acompanhamento de diversas funções vitais dos equinos, com ela é possível acompanhar a concentração de determinadas substâncias no organismo do animal, o veterinário é capaz de avaliar as funções renais, hepáticas, pancreáticas, cardíacas e musculares.
Os prós dos exames laboratoriais veterinários no manejo
Os resultados dos exames laboratoriais veterinários podem ajudar a mudar o manejo do animal e, consequentemente, melhorar o desempenho de animais. Conheça os principais exames e as vantagens da inclusão na rotina de cuidados:
– Transporte seguro e regulamentado por vias intermunicipais e interestaduais;
– Avaliação da condição física do animal;
– Diagnóstico de enfermidades em estágio inicial;
– Acompanhamento da saúde de animais atletas;
– Tratamento direcionado com base nos resultados obtidos.
É evidente a importância desses exames na medicina veterinária equina, o profissional veterinário que usa essa tecnologia, obtém melhores diagnósticos e planejam o melhor manejo.
Por: Vitória Junqueira