Inscrições abertas para a 1a Etapa do Circuito Mangalargada 2020

No dia 15 de fevereiro acontecerá a 1º Etapa do Circuito Mangalargada 2020, no Haras Espinhaço, em Botucatu/SP.

Para participar da 1a etapa do Circuito Mangalargada os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail francisco.bezerra@abccrm.com.br ou telefone (11) 3677-9866, ramal 4, utilizando como código identificador do cavaleiro e o CPF do participante.

Sobre o Regulamento

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Raça Mangalarga (ABCCRM), qualquer pessoa acima de 5 anos de idade pode participar, desde que esteja montada em um animal da raça Mangalarga com registro provisório ou definitivo.

As crianças de 5 a 12 anos deverão estar acompanhadas pelos respectivos responsáveis. Independente da idade, todos os participantes precisam estar de capacete.

No dia da Mangalargada, os participantes devem chegar com antecedência e se informar sobre as instruções, resumos e outras informações necessárias à realização da prova, além de retirar o colete com número de identificação e o cartão de controle, marcar o horário de largada e levar o animal inscrito para a inspeção veterinária.

A ABCCRM diz que será permitida a largada em duplas (exceção para pais com crianças, hipóteses em que será admitida largada em trios ou quadras), mas cada participante concorrerá individualmente. No local da largada, os cavaleiros vão encontrar uma caixinha (estilo cartão de ponto), que consiste em dispositivo eletrônico destinado a registrar o exato momento da partida.

As velocidades da prova serão de 6 km/h (passo), 9km/h (marcha curta) e 12 km/h (marcha alongada). Todos os participantes começam a prova com 100 pontos, sendo que o objetivo da prova consiste exatamente em perder o menor número de pontos possível, percorrendo o prova (em torno de 20 km) o mais próximo possível da velocidade indicadas, cujo controle será realizado através do tempo de prova de cada participante.

Ao terminar o percurso, ou seja, na chegada, o participante deverá registrar o cartão de controle no local indicado, anotar seu horário de chegada (para controle do tempo de apresentação na inspeção veterinária) e localizar as tinas com água, procedendo em ato continuo a retirada completa dos arreios do animal para o necessário resfriamento e hidratação.

Por fim, é necessário levar os animais para a inspeção veterinária. A apresentação do animal na inspeção, deve ocorrer em até 20 minutos após a chegada..

Por: Vitória Junqueira