Desde a última quinta-feira, 15, os materiais biológicos para exames de DNA devem ser enviados para os laboratórios credenciados de análises.
Antes, a Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM) recebia esses materiais, mas agora o criador deverá enviar diretamente aos laboratórios. A coleta e resenha dos animais continuarão sendo feitas por inspetores credenciados pela associação.
A superintendente técnica da ABQM, Juliana Magalhães, diz que para que os resultados sejam oficiais, deverão ser cumpridas algumas normas específicas para o Registro Genealógico da Raça, são elas:
- A coleta e a resenha do animal deverão ser feitas por um inspetor credenciado pela ABQM;
- O material coletado deverá ser colocado em envelope de papel devidamente lacrado pelo inspetor e identificado com o nome do animal, pai, mãe, sexo e data de nascimento, além do número de Pedido de Registro (quando se tratar de animal em registro);
- Para animais já registrados, basta informar o nome correto e número do registro correspondente;
- A data da coleta deve ser comunicada em todos os casos;
- O resultado deverá ser encaminhado pelo laboratório diretamente à ABQM.
Os laboratórios credenciados podem ser encontrados nos seguintes links, http://www.agricultura.gov.br/assuntos/laboratorios/laboratorios-credenciados/; identificacao-genetica-e-material-de-multiplicacao-animal#section-3.
Por: Vitória Junqueira