No último final de semana, entre os dias 7 e 10 de novembro, aconteceu a primeira edição do Freno da Europa, na Itália.
O evento foi um sucesso e estreou oficialmente durante a programação da maior feira equestre da Europa, a Fieracavalli de Verona em parceria com a Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC).
A primeira edição do Freno de Europa selecionou os primeiros campeões do velho continente e teve a participação de 15 conjuntos, sendo 8 machos e 7 fêmeas, eles estiveram na prova tradicional de seleção da raça Crioula no Brasil.
A égua Jalapeña de Baviera também é destaque como vencedora do concurso morfológico da raça Crioula na Fiera por dois anos consecutivos, conduzida pelo ginete Enrico Pavese.
Os animais com o afixo Baviera estiveram presentes nas três primeiras colocações. Pavese inclusive esteve pela primeira vez no Brasil durante este ano, quando passou aproximadamente um mês treinando com o ginete Cézar Augusto Freire (Guto) junto de Daniel Bosio, outro competidor italiano que ficou com o 4º lugar na disputa.
Além disso, a representação feminina teve um papel importante no topo do pódio e levou o primeiro Ouro da prova na categoria Machos. Já, no comando do cavalo Patrón Chico Engarrotao, a ginete Aurore Descombes finalizou a disputa atingindo a maior nota entre todos os competidores.
Os jurados das competições foram, o presidente da ABCCC, Francisco Kessler Fleck, e o superintendente de Registro Genealógico, Frederico Araújo e eles comentaram as modificações em relação aos moldes oficiais da modalidade no Brasil, incluindo somente quatro etapas: Morfologia, Andadura e Mansedumbre, Figura e Esbarradas.
Os ginetes Guto Freire e Juan Pablo Gonzalez viajaram do Brasil e do Uruguai, até a Itália, onde fizeram demonstração da prova, ao público e competidores – tanto na quinta-feira (7), quanto no sábado (9), eles acompanharam e prestigiaram essa história de expansão do Freio de Ouro.
De acordo com Francisco Fleck, “queremos que a raça cresça e que sejam produzidos bons cavalos aqui. Então esse contato também para mostrar cavalos e éguas de grande qualidade exatamente para que os europeus possam ver o cavalo que nós temos hoje no Brasil, que é sem dúvida um dos melhores cavalos de sela do mundo”.
Resultados das categorias
As tradicionais premiações para os quatro primeiros lugares de cada divisão foram entregues pela ANACC e os resultados foram:
Fêmeas
1º lugar – Jalapeña de Baviera – Nota: 17,217
2º lugar – Josefina de Baviera – Nota: 17,200
3º lugar – Jacinta de Baviera – Nota: 17,133
4º lugar – Cardinal Beauty – Nota: 14,683
Machos
1º lugar – Patrón Chico Engarrotao – Nota: 18,342
2º lugar – Sin Frontera Chiripá – Nota: 16,267
3º lugar – Fogo de Chão do Capão Redondo – Nota: 16,050
4º lugar – Loco de Bueno Mapocho – Nota: 16,008
Por: Vitória Junqueira