É muito importante saber a idade dos seus animais tanto para informar para seu médico veterinário e principalmente em equinos que não apresentam registro. Os cavalos são animais sensíveis e é necessário manter uma dieta específica para cada fase da sua vida.
A avaliação da arcada dentária é um dos métodos mais utilizados para descobrir a idade dos cavalos. Além disso, outros meios como a observação de pelos brancos pelo seu corpo, ajudam identificar a velhice ou através de exames como Raios X, que facilitam a visualização.
Para conseguir saber a idade do seu equino pelos dentes, é necessário alguns conhecimentos básicos como, o número de dentes de cada animal – machos têm 40 dentes, fêmeas têm 36 porque não possuem os caninos e os potros têm 24 dentes. Algumas transformações acontecem durante o desenvolvimento do equino.
Estrutura dos dentes
O dente é composto pela parte interna (raiz) e a parte externa (coroa) e a área que separa estas partes se chama colo do dente. No interior do dente tem cavidade pulpar que termina com uma pequena abertura, o Apex, onde os nervos passam.
Os principais elementos do dente são a polpa, o esmalte e a dentina. A polpa fica na cavidade pulpar. O primeiro é um componente mineralizado, ele forma uma camada fina sobre o dente. A dentina também é mineralizada e fica por baixo do esmalte. Este grupo de estruturas são responsáveis pela fixação dos dentes, o periodonto, que engloba o cemento, o osso alveolar e o ligamento periodontal.
Identificando a idade dos cavalos
A idade dos cavalos começa pela observação da transformação dos dentes incisivos. Algumas mudanças são:
A erupção dos dentes temporários e permanentes da arcada inferior; a apreciação da formação da cauda de andorinha e do sulco de Galvayne, nos cantos superiores; o perfil do ângulo de oclusão das duas arcadas.
Os dois dentes do meio são chamados de pinças. Seguindo para fora, há os médios e os cantos, que são os incisivos na frente da barra. Fique atento às fases de desenvolvimento da arcada dentária, de acordo com a idade do equino.
Fase 1
Nascimento dos dentes de leite:
Até 7 dias de vida – Nascem os pinças (dentes incisivos da frente);
Até 30 dias de vida – Nascem os médios (dentes incisivos seguintes aos pinças);
Até 6 meses de vida – Nascem os cantos (incisivos mais das pontas).
Fase 2
Rasamento dos dentes de leite:
1 ano – Rasam os pinças ao ano;
1,5 anos – Rasam o médios ao ano e meio;
2 anos – Rasam os cantos aos dois anos.
Fase 3
Troca de dentes de leite por permanentes:
Os pinças começam a trocar aos 2,5 anos e acabam de crescer aos 3 anos;
Os médicos iniciam aos 3,5 anos e meio e acabam de crescer aos 4 anos;
Os cantos começam aos 4,5 anos e acabam de crescer aos cinco anos.
Os dentes caninos nos machos, entre os cinco e os seis anos.
Fase 4
Rasamento dos dentes definitivos:
6 anos – começam a rasar as pinças;
7 anos – os médios começam a rasar;
8 anos – começam a rasar os cantos.
Fase 5
Nesta fase, os incisivos passam por um nivelamento definitivo, eles eram retos na parte de fora e redondos na parte inferior.
9 anos – pinças começam a arredondar;
10 anos – os médios;
Entre 11 e 12 anos – os cantos.
Fase 6
O dente se desgasta continuamente, quando a triangulação começa, e os dentes ficam em forma de triângulo, como o bico virado para dentro:
13 e 14 anos – pinças;
15 anos – médios;
16 a 17 anos – cantos.
Fase 7
Os incisivos do maxilar superior e inferior começam a agudizar, o que se chama biangulação.
18 anos – pinças;
19 anos – médios;
21 anos – cantos.
Para um diagnóstico mais preciso, é importante o acompanhamento de um médico veterinário, e como já foi dito em matérias anteriores, a saúde do cavalo começa pela boca. Então se souber a idade do seu animal, é mais fácil saber em qual fase de desenvolvimento ele está e quais cuidados são necessários tomar, pois pode influenciar no bem-estar-animal e no desempenho dos cavalos em diversas áreas.
Por: Vitória Junqueira