Mais comum do que se imagina, a diarreia em cavalos atinge em sua maioria animais jovens e pode ser um dos primeiros sintomas desencadeador de várias doenças.
As causas da diarreia, podem ser uma mudança na alimentação ou até de ambiente, o que faz com que o animal tenha uma maior frequência de defecação. Em cavalos adultos, a condição se associa a problemas que afetam o cólon, mudando a parede intestinal ou mesmo na flora intestinal.
Causas de diarréias
Considerada um sinal de alerta para as outras doenças, as principais causas são: Rejeição do organismo a antibióticos; Infecção crônica por salmonela; Mudanças alimentares bruscas; Neoplasia (tumor no intestino); Ingestão de areia e excesso;
Doença inflamatória; e Parasitas.
Os principais sinais clínicos são, a mudança na consistência fecal; Edema (acúmulo de líquido nos membros inferiores e embaixo do abdômen); Desidratação, perda de peso e fraqueza; Sinais de cólica (dor abdominal); Febre e olhos opacos; Alto som intestinal.
Em caso de percepção de algum destes sintomas, o proprietário do animal deve procurar um médico veterinário o mais rápido possível para um exame físico e de fezes, para identificar as bactérias causadoras.Por: Vitória Junqueira