Debut de Potros apresenta tempos surpreendentes no Hipódromo de Viracopos

Dividido em três categorias – trotadores e marchadores machos e fêmeas – o Debut de Potros Geração 2016 aconteceu no último sábado, 13, no Hipódromo de Viracopos e o destaque foram os tempos baixíssimos na primeira competição dos animais, valorizando ainda mais a criação nacional.

A previsão de chuva mais uma vez mudou a data de realização do Debut de Potros. O evento programado para domingo, 14, foi antecipado para sábado, e reuniu 21 páreos na programação. Como sempre a expectativa para o Debut é grande e, desta vez foi ainda maior, pois todos estavam curiosos para ver a primeira geração dos reprodutores americanos OK Commander e Mistery Photo em pista. Seus produtos não decepcionaram, pois os tempos foram muito baixos, chamando a atenção de todos.

MV OK Nicaragua, campeã do Debut de Potras (marcha)

O primeiro páreo de Debut foi de potras (marcha), com quatro animais inscritos, sendo duas filhas do reprodutor Spy Hard e duas do OK Commander. A grande campeã foi JJ OK Nicaragua (OK Commander x MV Nicotine II), criação do Haras JJ, de propriedade do Jacir Jorge, treinada e apresentada pelo Jhou Ferreira, com o tempo de 2:00.80. Nascida em 19 de setembro de 2016, a campeã é irmã própria de outro destacado animal do criatório, o JJ Spy Nicored.

“Ela nasceu muito linda e ficava somente no piquete. Não estávamos com tempo para domá-la ai sugeri ao Jhou se poderia fazer este trabalho, ele topou e desde o início já era certo que ele a debutaria e faria sua campanha. Foi domando devagar, começou a colocar saia, e está aí, sendo a potra que ele sempre acreditou. Ele me falava que ela seria mais ligeira que o Nicored, eu duvidei, e ele mostrou a resposta neste Debut. Não acompanhei muito o seu treinamento, deixei nas mãos do Jhou o trabalho todo, que é muito responsável e profissional no que faz. Agora a expectativa é ela se tornar uma carreirista mesmo, chegando à 1ª categoria de éguas e vamos ver o que vai dar. Queremos que ela possa disputar um clássico importante de éguas e vencer. Com relação ao tempo que registrou com certeza é influência direta do OK Commander como pai dela, além da ótima mãe a MV Nicotine II, que já mostrou sua qualidade no Nicored”, disse o criador Jacir Jorge.

Premiação à campeã em pista

O treinador e jóquei Jhou conta que observou muito a égua e achou que seu aprumo se destacava entre os outros potros do Haras JJ. “Vi que ela tinha futuro e comecei o trabalho nela. Muito tranquila e calma, fui mexendo e ela respondendo. O Jacir não botava muita fé nela, mas eu sabia que ela poderia surpreender, pois a cada dia melhorava e foi o que aconteceu, surpreendeu nós dois. Sempre falei para todo mundo que ela era uma das melhores éguas que já domei. Nossa meta agora é correr o GP Nacional de Potras”, disse Jhou, do Stud ER, que tem parceria de muitos anos com o Haras JJ.

LC Ok Mid Night ficou em 2o lugar no Debut de Potras

A segunda posição do Debut ficou com a potra LC OK Mid Night, também filha do OK Commander em Patty Ben Beau, apresentada pelo jóquei Magrão, com o tempo de 2:05.88. Em terceiro lugar ficou a Spy Nefertari (Spy Hard x base), apresentada pelo jóquei e proprietário Lucas Barbosa, com o tempo de 2:06.28; seguida pela Innusitada Spy da Mariju (Spy Hard x Independência base) e o jóquei Zoio, com o tempo de 2:06.69.

Potros Trotadores

Mistery Duque campeão Debut Trotadores

O segundo Debut do dia foi dos potros trotadores, com cinco animais inscritos, dentre eles três filhos do Mistery Photo. O grande campeão foi o animal Mistery Duque (Mistery Photo x Albion Norb Deduct), de propriedade do Gia Santos, apresentado e treinado pelo jóquei Marquinho Dahy, que marcou o tempo de 2:17 cravado.

Apaixonado pelo cavalo trotador, Gia não pode conferir de perto a corrida, pois está nos Estados Unidos, mas acompanhou tudo via facetime numa enorme ansiedade para saber o resultado. Nascido dia 13 de novembro de 2016, o potro completou no dia da vitória 2 anos e cinco meses.

Premiação ao campeão e vice, os dois filhos do Mistery Photo

“Ele nasceu comigo mesmo, comprei embrião do Ricardo Nabas e criei ele, levando para o Marquinho quando ele completou um ano e oito meses. Desde que nasceu eu achei que ele tinha um potencial enorme, porque corria solto no campo e só trotava, além de vermos que a raça está melhorando cada vez mais. Como confio muito no trabalho do Marquinho, acreditava que ele seria um dos destaques. Acho que o desempenho vem da sua forte genética, tanto da égua quanto do Mistery, um cavalo que com pouco mais de 3 anos quebrou recorde nos Estados Unidos. Sou apaixonado por trotador e esta vitória foi maravilhosa, agora vou descansá-lo um pouco, pois ainda é muito novo”, afirma Gia Santos, titular do Stud Gia. Empolgado com a raça, afirma que está no aguardo da estreia das éguas francesas, e assim que houver oportunidade de tirar embrião delas, vai querer criar outro trotador diferenciado.

RN Photo Martiria, segunda posição no Debut

A segunda posição do Debut foi para a potra RN Photo Martiria, do criador Ricardo Nabas, um dos proprietários do garanhão Mistery Photo junto ao Haras Vicensio. Filha do reprodutor americano em Chucaro Altea Municion, ela marcou o tempo de 2:20.11, apresentada pelo jóquei Bruno. Em terceiro lugar ficou a potra Celebridade (Mistery Photo x Vaidosa) apresentada pelo jóquei Ditinho, com o tempo de 2:23.58; seguida pela Freegood V da Mariju (Vingador Incahuasi Mariju x Free Star Huitrin da Mariju) com o jóquei Ferrinho, marcando 2:23.97; e Macal Y Don Ruan (Yankee No x Imprensa), apresentada pelo Alex, registrando o tempo de 2:29.46.

Potros Marchadores

MV Ok Palacio campeão do Debut Potros (marcha)

Com cinco participantes, o Debut de Potros Marcha registrou o tempo mais baixo das estreias em pista: 1:59.46, considerado recorde na prova. O campeão foi MV OK Palacio, treinado e apresentado pelo Thiego Martins, que também é proprietário do animal junto ao pai Valdemir Campos. Filho de OK Commander em MV Arts Patty, o potro nasceu em 08 de agosto de 2016 e foi adquirido pela dupla no final de 2017.

Premiação ao campeão MV OK Palacio em pista

“O que me chamou atenção no Palacio foi sua morfologia e a genética com bom choque de sangue quando a mãe é filha de Sportwaiter com Patty Ben Beou e seu pai o já comprovado nos Estados Unidos OK Commander. Desde que comecei os trabalhos nele já me mostrava que seria um bom cavalo, com muita mansidão e aceitação pelo trabalho feito, desde o início. Como costume dizer, ele é cabeça muito boa. Nossa expectativa é colher muitos resultados pois desde seu primeiro trabalho com a bike na Sociedade Paulista de Trote colocou relógio de 2:05.98, e agora já estreou batendo relógio dos mais rápidos por aqui. Pretendemos correr apenas os clássicos com ele para não judiar muito nesse início de carreira, já que temos planos futuros com ele”, disse Thiego.

MV KW Pietro, vice campeão Debut

A segunda posição do Debut ficou com MV KW Pietro (Kilowatt x MV Arts Patty), apresentado pelo Wesley com 2:06.00; em terceiro ficou MV OK Paker (OK Commander x MV Arts Patty), com o jóquei Artur e o tempo de 2:11.90; seguido por TG Spy Esperado (Spy Hard x Esclava base), apresentado pelo Thiago, marcando 2:21.48; e Expresso Art Commander (OK Commander x HL/Albion King Jessy) com Bernardo, tempo de 2:22.65.

Para o criador Mário Vicensio, um dos proprietários dos dois garanhões que tiveram a primeira geração em pista – OK Commander e Mistery Photo – o Debut foi muito acima de todas as expectativas. “Estreamos com vitórias nas três categorias e com tempos recordes que mostra a evolução da raça no Brasil. Sempre trabalhamos em busca de resultado e continuamos em busca de melhorar sempre. Acredito que a cada ano as pessoas e também os treinadores vão se conscientizando na importância do cavalo nacional e de sua valorização”.

Calido vence o páreo de velocidade batendo seu próprio recorde com o tempo de 1:52.52

A programação do dia contou ainda com mais 18 páreos, destacando o de velocidade que foi o penúltimo, reunindo quatro animais. O campeão foi o cavalo Calido, do Stud Gomes, apresentado pelo Nauey, que bateu seu próprio recorde da pista com o tempo de 1:52.52. A comemoração foi grande entre proprietários e os muitos fãs do animal.

Os resultados completos podem ser conferidos em nossa página no facebook assim como todas as fotos feitas por lá, curtam www.facebook.com/cavaleironews