Disputado no último final de semana o RFDTV The American movimentou o AT&T Stadium, em Arlington, no Texas, com a participação dos melhores competidores do mundo. O destaque brasileiro foi para João Ricardo Vieira que pela segunda vez vence a competição.
O mais rico final de semana nos esportes western terminou em grande estilo, com mais de 140 competidores disputando a premiação que somada foi de $2,35 milhões. Os finalistas chegaram de duas formas, uma sendo convidados, por estarem entre os top 10 de suas modalidades; e outra passando pelas semifinais realizadas no Coliseum Cowtown, em Fort Worth, estes disputando o bônus de $1 milhão a mais na competição. Foram oito finalistas nas modalidades Bareback, Steer Wrestling, Team Roping, Saddle Bronc, Breakaway Roping (pela primeira vez na programação), Tie-down Roping, Barrel Race, e, 15 finalistas nas montarias em touros.
Destas apresentações os quatro melhores fizeram mais uma apresentação para a disputa do título na mesma tarde. Na modalidade Team Roping, o brasileiro Juninho Nogueira, que foi campeão ano passado junto ao parceiro Kaleb Driggers, se apresentou entre os oito e, infelizmente, errou a laçada, não passando para a grande final.
Já nas montarias em touros foram cinco brasileiros entre os 15 participantes: Margo Eguchi, José Vitor Leme, Cláudio Montanha e Kaique Pacheco, como convidados; e João Ricardo Vieira, que entrou nos finalistas depois de passar pelas semifinais através de classificação pela Liga Nacional de Rodeio, ano passado em Barretos.
João Ricardo foi o primeiro a se apresentar e conseguiu parar marcando 75,25 pontos. Apenas 3 competidores ficaram 8 segundos em seus touros, sendo que Kaique Pacheco avançou para a competição com 67 pontos e Cody Teel foi o melhor da disputa com 91,25 pontos. Para completar os quatro na disputa pelo título, o brasileiro José Vitor Leme, que teve o maior tempo 7,76, passou para os Top 4.
Com touros muito difíceis, o único a parar entre os quatro finalistas foi o brasileiro João Ricardo Vieira, e com ótima nota: 87 pontos. É a segunda vez que João vence o The American, só que a diferença agora foi ter conquistado a participação através das semifinais, o que lhe garantiu uma premiação ainda maior, de $333 mil do bônus de $1 milhão, dividido entre ele e os campeões do Team Roping, que também passaram pelas semifinais. No total, o brasileiro levou $433 mil de prêmios.
Confira aqui os campeões de cada modalidade:
Bareback Riding – Orin Larsen
Breakaway Roping – Madison Outhier
Team Roping cabeça – Coleman Proctor
Team Roping pé – Ryan Motes
Steer Wrestling – Ty Erickson
Saddle Bronc – Ryder Wright
Tie-down Roping – Caleb Smidt
Barrel Racing – Hailey Kinsel
Bull Riding – João Ricardo Vieira
All-around – Then Richard