Jundiaí institui o Dia da Equoterapia

A partir desta terça-feira (19/02), Jundiaí passa a ter no seu calendário municipal de eventos o Dia da Equoterapia, que será comemorado no dia 9 de agosto. Isto foi possível graças ao projeto de lei número 12.724 de autoria do vereador Cristiano Lopes que foi aprovado por unanimidade.

“Mais do que instituir um dia, queremos enaltecer e valorizar o trabalho de todos os envolvidos nesta atividade e ressaltar a importância do tratamento na vida de muitas pessoas. Por todo o mundo, pessoas com deficiências ou com Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla e autismo, têm conquistado significativas evoluções adicionando a equoterapia aos tratamentos tradicionais”, explicou Cristiano Lopes.

Vereador Cristiano Lopes é o autor da lei

Profissionais e pacientes estiveram presentes na sessão desta terça-feira. A fisioterapeuta Carla Natucci falou sobre o trabalho para os vereadores. “É muito importante Jundiaí ter um dia para a Equoterapia para valorizar, dar visibilidade e ressaltar este trabalho. Jundiaí tem cinco instituições que realizam este tratamento e mais de 300 pessoas são beneficiadas. A partir de agora, esperamos aumentar este número”, afirmou.

O casal Rogério de Souza Castro e Rosângela levou a filha Thalita, de dez anos. Ela que tem paralisia cerebral teve grande evolução depois de utilizar a Equoterapia. “É visível a evolução dela. Ela teve uma melhora em seu equilíbrio e fortalecimento do quadril, o que evitou que ele fizesse uma cirurgia.  O convívio com o animal também é fantástico e ajuda muito ela”, afirmou Rogério.