Brasileiros de malas prontas para o The American, no Texas

Mais uma vez o Brasil terá representantes nas modalidades Bareback, Sela Americana, Três Tambores, Tie-down Roping e montarias em touros nas semifinais do RFDTV The American, onde disputam vaga para o mais rico rodeio americano, que acontece dias 2 e 3 de março, em Arlington, no Texas.

As atenções do rodeio mundial se voltam no final deste mês e início de março para os Estados Unidos, onde acontece o RFDTV The American Rodeo. Através da Liga Nacional de Rodeio, brasileiros têm a oportunidade de serem representantes do país nas semifinais que dão acesso ao evento e já estão nos preparativos das malas para embarcar na próxima semana para o Texas. As semifinais começam no próximo dia 23 no Cowtown Coliseum (Fort Worth Stockyards) e vão até o dia 1º de março, quando são definidos os finalistas que buscarão o titulo do The American nos dias 2 e 3, no AT&T Stadium em Arlington. Este ano a novidade é que o evento tem parceria com a PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association, o que proporcionará uma premiação ainda maior, novo formato e mais modalidades na programação.

A classificação dos representantes do rodeio em cavalos foi feita pela Prohorse no último Barretos International Rodeo, com aprovação da LNR. No Bareback, estarão defendendo a bandeira verde e amarela os experientes competidores Alexandre Marinho (Belo Horizonte/MG) e Ricardo Larroyed (Cuiabá/MT). Marinho conquistou a vaga no time brasileiro por ter sido vice-campeão em Barretos e, fará sua estreia nos rodeios americanos. Já Ricardo ocupou a vaga do competidor Eduardo Ringo de Mello, que não poderá viajar no período. Ele já tem experiência nos rodeios americanos, mas será a primeira vez no The American.

Na modalidade Sela Americana, o time também foi selecionado no rodeio de Barretos. Pelo vice-campeonato, Leandro Baldissera (Capão Bonito/SP) integra a equipe pelo segundo ano consecutivo; enquanto Marcelo Reis Tato ocupa a vaga de Lucas Guilherme Lopes, que não conseguiu visto americano, e vai defender o Brasil, em sua primeira apresentação nos Estados Unidos.

Os competidores do rodeio em touros conquistaram cinco vagas nas semifinais após serem finalistas da Liga Nacional de Rodeio. Manoelito Júnior, Amadeu Campos e Victor Montone já estão confirmados, enquanto Keny Roger e Douglas Aparecido estão classificados mas dependem do visto americano para participar das semifinais. Caso algum dos dois não possa embarcar, a vaga seguinte é do competidor João Ricardo Vieira, que também participou do campeonato da Liga e é o próximo na classificação. Ele atualmente mora nos Estados Unidos e já foi campeão do The American, estando somente no aguardo se vai integrar a equipe brasileira pela Liga.

Nos Três Tambores, os irmãos Paulinho e Fernanda Cavalheiro conquistaram pelo segundo ano consecutivo a vaga nas semifinais, no Barretos Indoor. Finalizando o time, a competidora Viviane Gratão garantiu presença após vencer a Prova da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes.

Os laçadores do Tie-down Roping conquistaram vaga nas semifinais durante a Prova Prorelax Calf Roping e estarão participando: Fábio Pereira, João Otávio Pereira, Eduardo Peres, Lucas Peres, Alexandre Peres, Celso Rinaldi e Gabriel Parisi.

Novidades no The American

As mudanças no The American começam pela realização do evento em dois dias – 2 e 3 de março – e vão até a parceria com a PRCA que adiciona $355 mil na premiação, totalizando $2,355,000 em prêmios; e duas novas modalidades na programação do evento: Breakaway Roping e Team Roping #9. Por ser realizado em dois dias, a final será disputada em dois rounds.

Pela parceria, a PRCA reconhece os pontos ganhos no The American para o campeonato mundial. “A PRCA é a primeira organização de rodeio no mundo e continua se esforçando para levar aos fãs os maiores e melhores eventos. Somos orgulhosos de sancionar o The American”, disse George Taylor, CEO da entidade.

A premiação este ano será paga até a quarta colocação: campeão $ 100,000; vice, R$25,000; 3º lugar, $10,000; e 4º colocado $5,000; além do bônus de $1,000,000 pago ao competidor campeão que se classificar através das semifinais, caso tenha mais de um, o valor é dividido.

Para o presidente da Liga Nacional de Rodeio, Marcos Abud, a maior parte do time brasileiro chega nos Estados Unidos entre os dias 23 e 25 próximos. “Nossa expectativa sempre é muito boa para tentar a classificação de membros do nosso time nas modalidades disputadas, em busca do importante título. Nossa parceria com o The American significa valorização para o rodeio nacional, oferecendo oportunidade aos nossos competidores de estarem disputando de igual para igual com os melhores do mundo. Com certeza muita coisa ainda está por vir”, finalizou.